Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

VISIBILIDADE

Sebrae leva artesãos de Goiás a exposição no Rio de Janeiro

Evento vai até dia 30 de outubro | 08.08.22 - 22:03 Sebrae leva artesãos de Goiás a exposição no Rio de Janeiro (Foto: Sebrae)
A Redação 

Goiânia
- Na próxima quinta-feira (11/8), 17h, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Goiás, junto às unidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal realizarão o lançamento da exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”. O evento, que destaca o artesanato, acontecerá no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), com sede no Rio de Janeiro (RJ). A mostra se estenderá até dia 30 de outubro.   
 
A partir de 12 de agosto, o público poderá conferir as peças dos mais de 150 artesãos da Região Centro-Oeste. Destes, 70 são de Goiás. A exposição, que é gratuita, traz um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país e ocupará todas as galerias do térreo do Crab. Após a visitação, o público poderá adquirir as peças que estarão expostas no local.
 
“O artesanato de Goiás estará representado na exposição, traduzindo a cultura goiana, por meio de peças e da culinária, valorizando materiais oriundos do cerrado (fauna e flora). Os artesãos goianos receberam total apoio do Sebrae, desde a curadoria das peças até a preparação que antecede a mostra. Esta é mais uma ação de mercado do Sebrae entregue aos artesãos goianos que, por meio da sua arte, representarão nosso Estado de forma valorosa”, destaca o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto (@antoniocarloslimaneto).   
 
A mostra tem curadoria do designer Renato Imbroisi (@renatoimbroisi). A ideia, segundo Imbroisi, é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.
 
Visibilidade
De acordo com a gestora do projeto de artesanato e analista do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, a participação neste evento do Crab, é uma de grande relevância, pois contribui na divulgação do trabalho dos artesãos goianos para um público de outros estados. “É uma oportunidade única de mercado”, destaca.

Além disso, é a primeira vez que uma ação conjunta como essa é feita, integrando três estados mais o Distrito Federal. “Na mostra estamos apresentando vários artesanatos que representam a cultura do nosso Estado. Entre eles, da artesã Fatinha (reconhecida como Fatinha de Olhos D’Água) que trabalha com fibras e fios e fez uma peça da Folia de Reis. Também divulgaremos outros artesãos que fizeram trabalhos em cerâmica, fibras, representando cidades goianas, como Pirenópolis”, exemplifica. 
 
Exposição
Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá, de dentro do espaço, dar um “mergulho virtual” nas paisagens, nas cachoeiras, nascentes cristalinas do cerrado, alagados imensos do Pantanal, e se ver observando a fauna, a vegetação com todos os detalhes da flora, e realizar um passeio pela arquitetura dos estados presentes. Toda esta travessia se dará por meio de imagens fotográficas, projeções, filmes, sonoplastia e diversos efeitos especiais tecnológicos envolvidos no universo do chamado coração do Brasil.
 
No quarto de dormir, por exemplo, estará exposta uma cama cenográfica que projetará imagens de tecidos, bordados e crochês. Já na cozinha haverá painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas e tábuas de madeira. Ainda haverá ipês amarelos cenográficos, por se tratar da árvore símbolo do Brasil.
 
No Oeste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Mato Grosso, materiais como pedra, argila, palha, madeira, cascas e sementes ganham nova vida nas mãos de artesãos da região e são transformados em esculturas, utensílios domésticos ou peças decorativas em cerâmica.
 
Outros produtos utilizados são: o couro, fio de buriti, granito, bambu e o chifre de gado, muito usado na confecção de biojoias, colares e outros acessórios também de Goiás. Outra matéria-prima de várias obras encontradas no Cerrado, e que os visitantes poderão conferir, é o capim-esmeralda.
 
Pelos 82 dias em que a mostra estará aberta, a programação vai oferecer eventos gratuitos de gastronomia e turismo da Região Centro-Oeste. Na agenda, uma imersão gastronômica sobre o Pantanal e o Cerrado, oficinas de culinária regional e a Semana Pantaneira estão previstas. Segundo Daniela Caixeta, é outra grande oportunidade para os empreendedores goianos divulgarem as opções turísticas de Goiás e as comidas típicas.
 
Crab
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), inaugurado em março de 2016, está em um prédio histórico, tombado pelo IPHAN, da Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.
 
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI).
 
 
Programação
 
11/8 – Lançamento
17h - Recepção
18h - Abertura
19h - Coquetel
19h40 - Show com Gabriel Sater
 
De 11/8 a 30/10/2022
Ocupação do Cerrado ao Pantanal no Crab
 
De 23/8 a 26/8 Semana da Gastronomia
Encontro de Chefs
Atrações culturais
Degustação
 
De 6/9 a 10/9 – Missão Técnica de Artesanato
Palestras
Visitas guiada
Oficinas com mestres artesãos
Rodadas de negócios
 
De 4/10 a 8/10 – Semana do Homem Pantaneiro
Atrações culturais para valorização do Homem Pantaneiro
 
De 17/10 a 20/10 – Missão técnica de turismo
Rodadas de negócios
Visitas de benchmarking


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351