A Redação
Goiânia - Siron Franco expõe obras na tradicional exposição SP-Arte. As galerias Galerias Almeida & Dale e Paulo Darzé vão reunir 28 peças do Artista plástico goiano. Com curadoria de Victor Gorgulho, estande das galerias Almeida & Dale e Paulo Darzé terá 28 obras do artista, que reconhecido desde a década de 1970 pela relação intensa com a matéria, com camadas generosas de tinta a óleo e a diversidade de materiais brutos que escolheu trabalhar.
O evento ocorrerá entre os dias 24 a 28 de agosto, na ARCA, galpão industrial na Vila Leopoldina em São Paulo. Nesta edição, o tema da mostra é Rotas Brasileiras, que abrange múltiplas linguagens. A tradicional feira contará com cerca de 70 expositores.
Reunindo pinturas e esculturas realizadas entre o início dos anos 2000 até 2022, quando Siron completou 75 anos de idade, a vasta produção plástica do artista, que também se desdobra em instalações, gravuras, desenhos e ilustrações, é amplamente conhecida por estabelecer singulares relações entre realismo, figuração e abstração, resultando em um complexo vocabulário visual marcado pelo uso intenso das cores e o emprego de elementos oriundos da natureza.
“Sua prática multidisciplinar revela-se um constante e veloz exercício de fabulação acerca da humanidade – em suas múltiplas idiossincrasias, complexidades e além –, ao passo em que Siron costura uma espessa teia de enunciados poéticos, políticos, históricos, urgentes e necessários. Um rico emaranhado de obras e proposições artísticas diante das quais o ontem e o hoje sedimentam-se, na incessante busca do artista por uma temporalidade criativa unívoca: que se manifeste aqui, agora”, diz o curador Victor Gorgulho.
Sobre Siron Franco
Siron Franco nasceu em Goiás Velho, em 1947, vive e trabalha em Goiânia, e tem sua produção reconhecida desde a década de 1970. As generosas camadas de tinta a óleo que utiliza em suas pinturas, assim como a diversidade de materiais brutos que escolhe para compor suas esculturas e instalações, marcam sua relação intense com a matéria. Concreto, aço, chumbo, mármore e resina são comuns às obras, cuja intensidade ganha ares dramáticos nos corpos ou fragmentos de corpos que retrata com frequência, sejam de bichos, de gente, de santos, mortos ou vivos. O ar soturno do universo que criou ao longo de seus cinquenta anos de atividade incorpora a sátira e o absurdo para abordar questões políticas e sociais, como a relação violenta e desequilibrada que o homem possui com a natureza e com a sua própria humanidade.
Ao longo de sua carreira, participou de exposições em importantes museus nacionais e internacionais como MASP, MAM-RJ, MAM-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, The Bronx Museum of the Arts nos Estados Unidos e Nagoya City Art Museum no Japão. Participou também da 2ª Bienal de Havana, de diversas edições do Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP e da Bienal Internacional de São Paulo, sendo premiado na 13ª edição.
Desde julho de 2022, a Almeida & Dale Galeria de Arte divide a representação do artista com a Paulo Darzé galeria.
Almeida & Dale Galeria de Arte na SP-Arte 2022
Siron Franco – Ontem, hoje, agora
Estande D01 - Paulo Darzé Galeria e Almeida & Dale Galeria de Arte
SP-Arte - ARCA, Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo, SP
24–27 de agosto, das 11h–20h
28 de agosto, das 11h–19h
SP-Arte 2022 | Rotas Brasileiras
24–28 agosto
2 / 2
Quarta–Sábado 12h–20h
Domingo 11h–19h
ARCA, Av. Manuel Bandeira, 360
Vila Leopoldina, São Paulo, SP