Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

VIAGEM LITERÁRIA

9 dicas de livros infantis para dar de presente no Dia das Crianças

'Papo de Anjo' é um dos destaques | 09.10.22 - 10:33 9 dicas de livros infantis para dar de presente no Dia das Crianças (Foto: Reprodução)
Ludymila Siqueira

Goiânia -
 O Dia das Crianças está chegando e sempre bate aquela dúvida sobre qual o melhor presente para os pequenos. Que tal deixar brinquedos e roupas de lado e considerar comprar um livro? Além de estimular o hábito da leitura, as viagens literárias também são importantes para o desenvolvimento infantil, desde bebê.

A equipe do jornal A Redação selecionou alguns livros superlegais e divertidos para presentear os pequenos, até mesmo aqueles que ainda não são alfabetizados. Vamos lá?

Papo de Anjo 1
O livro retrata em 35 relatos a descoberta infantil das palavras e dos pensamentos. Cada breve história é acompanhada por uma contextualização fundamentada no estágio atual do conhecimento linguístico. Com relatos reais, o livro narra a magia da linguagem, como uma brincadeira infantil com o idioma. Além disso, as histórias são acompanhadas de ilustrações cheias de vida. Lendo juntos, pais e filhos têm a oportunidade de interagir e desfrutar de convivência num momento mágico pontuado pela leitura. 


(Foto: Adriana Marinelli)

Papo de Anjo 2
No Papo de Anjo 2, uma continuação do primeiro livro, Wolney Unes retrata bem o desenvolvimento infantil em relação à descoberta da linguagem e dos pensamentos. As histórias infantis são pautadas no cotidiano, em contextos lúdicos. Uma ótima opção de presente para este Natal e não só para os pequenos, mas para os adultos também. Isso porque as páginas da esquerda interessam mais aos pais, enquanto as páginas da direita falarão mais às crianças.


(Foto: Adriana Marinelli)

Veja no Campo
Para crianças de 1 a 3 anos, a dica é apostar em leituras que despertem a curiosidade da criança, com produções que tenham desenhos, animações, cores. O livro 'Veja no Campo' é interessante nesse sentido. Isso porque os detalhes e personagens, apresentados em relevo metalizado, permitem que o bebê aprenda a apontar com o dedo e ter acesso à linguagem.


(Foto: Reprodução)
 
 
Assopre, ponha o curativo e sarou!
Sabe quando a gente dá um beijinho para sarar? Então... É mais ou menos isso que o livro faz. Na história, o leitor precisa interagir colando os curativos nos animais machucados – o macaco bateu a testa, a ovelha arranhou a barriga e o cachorro torceu a pata. E não basta grudar o adesivo. Para ficar mais real, é preciso doar também uma dose de afeto, pois para cada machucado há o pedido de assoprar e dar um beijo. Indicação de idade: a partir de 1 ano.


(Foto: Reprodução)
 
A Fabulosa Máquina de Amigos
A história tem como personagem principal uma galinha, mas não tem nada de simplório na narrativa. Muito diferente disso, é uma trama atual e divertida. Um livro para entender quem são os verdadeiros amigos. A indicação de idade é para crianças a partir de 3 anos.


(Foto: Reprodução)
 
 
Quero fazer origami
Neste livro um personagem muito particular explica o passo de cada projeto. Trata-se de uma folha de papel que vai se transformando em distintos animais, plantas e objetos. Uma ótima ideia para despertar o lado criativo e curioso da criança. Indicação de idade: de 5 a 7 anos.


(Foto: Reprodução)
 
Donana e Titonho
O livro narra a história de Donana e Titonho. Aborda o cotidiano e, em forma de poesia, retrata a vida de catadores de material reciclável. Neste poema de Ninfa Parreiras, ilustrado por André Neves, o leitor acompanha a trajetória do casal Nana e Tonho, da juventude à velhice, uma vida dedicada a recolher quinquilharias. Indicação de idade: a partir de 5 anos.
 

(Foto: Reprodução)
Álbum de Família
O livro provoca uma reflexão sobre as mais diversas possibilidades existentes para se contar uma história. Álbum de família é uma biografia poética a biofantasia da trupe familiar “Carroça de Mamulengos”, uma das mais importantes companhias culturais do país.


(Foto: Reprodução)
 
 
E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas
O livro narra a história de uma menininha que vive com medo da escuridão. Durante a noite, ela se sente preocupada e ansiosa e se pergunta: “afinal, o que o escuro pode esconder?”. O que a garota nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina, cujo maior medo é a claridade e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.
 


(Foto: Reprodução)

 
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351