Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Literatura

Miguel Jorge lança novo livro de contos no dia 10/11 em Goiânia

No local, exposições de Juquinha e Erasmo Gama | 05.11.22 - 11:06 Miguel Jorge lança novo livro de contos no dia 10/11 em Goiânia (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Jales Naves
Especial para o jornal A redação

Goiânia  - Ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Goiana de Letras, que foi do escritor Bernardo Élis, e já com 36 obras publicadas, o escritor Miguel Jorge lança na próxima quinta-feira (10/11), das 19h às 22h, no shopping Bougainville, Piso 3, o seu mais novo livro de contos, “As noites que não deveriam existir”. Na oportunidade, serão abertas as exposições de arte de Juquinha (desenho) e Erasmo Gama (pinturas).
 
Um dos fundadores do Grupo de Escritores Novos (GEN), que presidiu por dois períodos, foi também presidente, por dois mandatos, da União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás; e dirigiu igualmente em duas ocasiões o Conselho Estadual de Cultura. Integra os quadros das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte.
                 
Trajetória
Natural de Campo Grande, MS, ainda criança ele se mudou para Inhumas, GO, acompanhando os pais, Miguel Jorge e Sarah Thomé Jorge, comerciantes, e lá cursou o primário, no Grupo Escolar 19 de Março. Fez o ginásio em Goiânia, no Ateneu Dom Bosco, e terminou o científico no Colégio Marconi, em Belo Horizonte.
 
Formou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Direito e Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás. Lecionou Farmacotécnica na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás e Literatura Brasileira no Departamento de Letras da UCG.
 
Poeta, teatrólogo, romancista e contista, possui obra variada e eclética, cujo mérito vem sendo atestado em sucessivas premiações. Sua obra vai do romance à dramaturgia, da poesia ao roteiro de cinema. Seu romance “Veias e Vinhos” (Ática, 1981) foi adaptado para o cinema. Outros títulos: “Avarmas”, (Ática, 1978), “Asas de moleque” (FTD, 1989), “Profugus” (Kelps, 1990) e “Pão cozido debaixo de brasa” (Mercado aberto, 1997 – Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional). Recentemente foi incluído no “Dictionary of international Biografhy”, Twenty-Third Edition, a convite dos organizadores.
 
Cinema
Miguel Jorge elaborou o roteiro do curta-metragem “Watáu”, que recebeu o Prêmio de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura e foi filmado às margens do rio Araguaia, sob a direção de Débora Torres. Tem um projeto de sete roteiros de curta-metragem, intitulado “Linguagem Nova”, aprovado pela Lei Goyazes, da Agência Goiana de Cultura. O primeiro deles, intitulado “A Janela”, já foi filmado, sob a direção de Pedro Diniz, tendo nos papéis principais Marcela Moura, Flávio Miguel e André Pimenta; “Promessa” também já foi filmado sob a direção de Gel Mess e Ângela Torres, tendo Mauri de Castro como protagonista.
 
Escreveu com João Batista de Andrade o roteiro para o longa “Veias e Vinhos”, baseado no seu romance homônimo, filmado em São Paulo, em abril e maio de 2004, lançado no mercado em 2006, tendo no elenco principal os atores Leonardo Vieira, Simone Spolladore, Eva Wilma, José Dummont, Celso Frateschi, Kaio Pezzutti, Marcela Moura, Mauri de Castro e Ailton Graça, sob a direção de João Batista de Andrade.  Foi o idealizador do FestCine Goiânia.
 
Seus textos sobre artes visuais estão inseridos, na grande maioria, no livro “Da Caverna ao Museu: Dicionário das Artes Plásticas em Goiás”, de Amaury Menezes, editado pela Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351