A Redação
Goiânia - Mais de 1200 itens do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Goiás, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos, instalações e vídeos, foram selecionados à dedo para comemorar os 35 anos daquele que é "parte fundamental para pesquisa histórica e construção do tecido cultural local" - definiu, a direção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, no convite da exposição Desvelar o Tempo, que será lançada neste sábado (17/12), às 10 horas. A entrada franca e a exibição segue até 2023.
Responsável pela curadoria da mostra, o artista visual e mestre em História da Arte, Sandro Tôrres, explica que trata-se de uma iniciativa coletiva de valorização do museu CCON/ MAC, do Sesc Goiás e da Arte Plena Produção e Cultura, que trabalharam em conjunto no projeto que traz um recorte da história do Museu de Arte Contemporânea de Goiás, aparelho do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
“Sempre é tempo de compreender o papel de um museu, de seu acervo e as formas que pode impactar e colaborar na construção identitária de um povo”, resume Tôrres, que além de ter acesso ao inventário de obras, fez visitas à reserva técnica para construir uma narrativa quase cronológica e didática na montagem.
“Lidar com acervo, revisitá-lo, é pensar poeticamente a possibilidade de recontar uma história, depor a hipótese de narrativas únicas. Cada curador identifica no conjunto o conteúdo pertinente à sua perspectiva, dentre as infinitas possibilidades, cuidando para não sobejar a ideia da fruição e, assim, confundir o público. Para além da coerência visual, há de se pensar em verossimilhança e poesia ao mesmo tempo”, conclui o curador.
Serviço: Desvelar o Tempo - MAC 35 ANOS (Exposição Coletiva de Acervo)
Data: de 17/12 a 2023, das 10h às 22 horas
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer - Av. Deputado Jamel Cecílio, Km 01, Quadra Gleba, Lote 01, nº 4 490, Setor Fazenda Gameleira
Entrada franca