Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Cerca de 60 crianças vão participar do evento | 11.09.12 - 09:46
Agência municipal fará evento para celebrar o dia do Cerrado (Foto: divulgação/CerradoONG) Yuri Lopes
Goiânia - A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realiza na manhã desta terça-feira (11/9) uma ação em comemoração ao dia do Cerrado, no Parque Municipal Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2. Estão programadas atividades de educação ambiental e conscientização. O evento começa às 9 horas.
Cerca de 60 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) da região vão participar do evento, que vai distribuir mudas de plantas nativas do Cerrado.
De acordo com a presidente da Amma, Mayza Margareth Toledo Constantino, a importância das riquezas naturais do bioma cerrado precisam ser conhecidas para o desenvolvimento da conscientização e preservação. “O cerrado possui características bem marcantes como o clima seco, as árvores possuem troncos tortuosos, com cascas espessas que servem de proteção para o calor e a baixa umidade", comentou. "Há no Cerrado a presença de grande quantidade de água, sendo considerado o berço das águas por abrigar nascentes dos rios de vital importância para o país, que são o Tocantins, Araguaia e o São Francisco”, completa ela.
Em comemoração ao dia do cerrado será realizado um plantio simbólico com mudas nativas do bioma no parque, além de palestras com distribuição de cartilhas e entrega do certificado de cuidador do cerrado para as crianças participantes. Já na Amma serão distribuídas mudas de jatobá, ipês e bálsamo pelo Programa Plante a Vida, visando à conservação e preservação com plantio de mudas nativas.
O cerrado é o segundo maior bioma do país ocupando cerca de 24% do território nacional com grande biodiversidade de fauna e flora favorecido pelo elevado potencial aquífero. Abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia.