A Redação
Goiânia - A cidade de Catalão recebe nesta quinta-feira (15/6) um grande evento teatral com a abertura da Mostra Internacional de Teatro de Catalão - MIT Catalão. O renomado Grupo Magiluth, de Pernambuco, é a primeira atração do evento com o espetáculo Estudo Nº 1 - Morte e Vida. A Mostra vai ocorrer de forma espaçada, com uma série de espetáculos sendo apresentada a cada mês, entre junho, julho e agosto.
A programação de abertura segue durante o fim de semana. No dia 16 de junho, o Grupo Nada, de Brasília, apresenta o espetáculo Impenetrável. No sábado, 17, a MIT Catalão recebe sua primeira atração internacional com o palhaço costa-riquenho Pepe Picaporte, que apresenta o show Pastas e Trapos. Todas as apresentações são gratuitas, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
A MIT Catalão retoma a programação nos meses de julho e agosto. A ideia de uma mostra intercalada faz parte do objetivo da MIT de inserir o teatro no cotidiano da cidade. “Esse formato foi pensado para democratizar a MIT Catalão. Na mostra espaçada, com espetáculo todo mês, você facilita a adesão de diversos públicos. As pessoas não precisam comprometer dez dias da sua rotina para assistir aos espetáculos”, explica Evandro Costa, diretor e curador da Mostra.
A seleção dos espetáculos levou em conta a qualidade dos trabalhos e o reconhecimento dos grupos. Além das duas atrações estrangeiras, os grupos brasileiros e goianos que marcam presença na MIT Catalão têm histórico de atuação fora do país, com festivais e temporadas na Europa e nas Américas. O evento é coordenado pela Bricolagem Produções e conta com o patrocínio das empresas John Deere e CMOC Brasil, e o apoio da UNA Catalão e da Universidade Federal de Catalão.
A vocação cultural de Catalão
A programação da Mostra oferece uma diversidade de gêneros teatrais, desde o infantil, a palhaçaria, até o teatro contemporâneo, visando atender todos os públicos de uma cidade diversa como Catalão. A cidade é conhecida como a Atenas de Goiás, referência à cidade grega, seio de intelectuais e filósofos da antiguidade, em homenagem à tradição de letrados e artistas que já nasceram na cidade.
Nas últimas décadas, a cidade também se tornou celeiro de artistas de teatro. Marcos Fayad, grande nome do teatro goiano, nasceu em Catalão. Ele obteve reconhecimento nacional como grande diretor e foi um propulsor das artes cênicas em Goiânia e todo o estado. Fundou o Centro Cultural Martim Cererê, onde manteve atividades e espetáculos em cartaz por trinta anos.
O diretor Jorge Farjalla, em cartaz no país com grandes sucessos, como O Mistério de Irma Vap e Brilho Eterno, é catalano e teve Fayad como guia. Outro discípulo foi Dionísio Bombinha, de carreira extensa e um rosto conhecido dos goianos. A atriz Marlly Netto é outra conterrânea que brilhou no teatro e no cinema e é referência para muitos artistas da cidade. Catalana também é a atriz Mirtes Mesquita, com carreira na TV, no Cinema e no Teatro, tendo trabalhado na adaptação de Macunaíma, com o diretor Antunes Filho.
É esse legado que a MIT Catalão busca honrar e fazer florescer. “A MIT vem para somar com a cena artística e cultural de Catalão e renovar a potência que é o teatro na Atenas de Goiás”, pontua Evandro. O diretor da mostra avalia que as artes cênicas estão aquém do prestígio alcançado por outras áreas artísticas na cidade. “Nós queremos uma mostra permanente, que transforme a experiência de ir ao teatro num hábito dos moradores de Catalão”.
Próximas atrações
Nos meses de julho e agosto, a MIT Catalão retoma as atividades com mais sete espetáculos e quatro ações formativas. O Grupo Galpão é um dos destaques com o espetáculo Till, a saga de um herói torto. Na sequência, a atriz Inês Peixoto pede licença aos colegas de grupo para apresentar seu premiado trabalho solo, Órfãs de Dinheiro.
Em agosto, o paulistano Dom Quixote, da Cia Um. de Teatro, abre a programação com dramaturgia premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em seguida, fecham a programação dois espetáculos goianos de longa estrada: Espécie, com Rodrigo Cunha, e Vamos a la Praia, do Grupo Bastet.
SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO DE JUNHO
ESPETÁCULO “ESTUDO Nº 1 MORTE E VIDA” - Grupo Magiluth (PE)
Data: 15 de junho
Horário: 20 horas
Local: Auditório da UNA Catalão
Classificação indicativa: 16 anos
ESPETÁCULO “IMPENETRÁVEL” - Grupo Nada (DF)
Data: 16 de junho
Horário: 20 horas
Local: Auditório da UNA Catalão
Classificação indicativa: 16 anos
ESPETÁCULO “PASTAS E TRAPOS” - Pepe Picaporte (Costa Rica)
Data: 17 de junho
Horário: 20 horas
Local: Auditório da UNA Catalão
Classificação indicativa: 16 anos