Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – A Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) começa no dia 21 de junho e ocupa a cidade histórica mineira com uma programação intensa e gratuita. Serão exibidos 125 filmes de cinco países e 14 Estados brasileiros, incluindo Goiás, além de oficinas, sessões cine-escola, lançamento de livros, Festa Junina, Cortejo da Arte, exposição, performance e shows. Na noite do dia 22, ocorrerá uma homenagem ao ator e cantor Tony Tornado, que participa da abertura, de debates e faz seu show ao lado do seu filho, no dia 23 de junho.
Para Tatiana Carvalho Costa, uma das curadoras, a imagem de Tony Tornado “nas dezenas de trabalhos nos quais atuou entrecruza as memórias de um povo e sugere muito mais do que deveriam dizer a maioria dos papéis coadjuvantes que fez com tanta dignidade, um fenômeno de resiliência e reconfiguração a exibir a força dos personagens”.
As equipes de curadoria propuseram a temática geral “Memória e criação para futuro”, que vai permear as ações ao longo de toda a mostra. Entre as ideias está a de dar visibilidade a Música Preta no Brasil por cineastas indígenas, seus processos de realização, seus tipos de cinema, memórias, cotidianos, desafios e aprendizados e a reforçar a importância da memória como perspectiva para o futuro e um desafio à preservação.
"A CineOP cumpre mais uma vez seu papel de atuar pela salvaguarda do imenso patrimônio audiovisual brasileiro e reafirma a importância de dar continuidade aos encontros anuais presenciais para fortalecer o setor audiovisual em diálogo com a educação e continuar florescendo para preservar nossa história, criar pontes e conexões, desvendar obras e talentos, olhares e diversidade em meio à multiplicação de telas e inovações interativas", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita. Parte da programação e da exibição de filmes poderá ser acompanhada on-line por meio do site.