A Redação
Goiânia - O filme “São Paulo, Cidade em Montação”, do cineasta goiano Lucas Mendes, estreou neste mês de julho na Globoplay. O longa é o segundo na carreira de Lucas que já acumula prêmios com sua obra anterior.
O filme apresenta em 87 minutos personagens importantes dentro da cena LGBTQIAP+ de São Paulo, da história de militância do movimento LGBT e também da Parada do Orgulho SP. Através de imagens de arquivo, o documentário narra a primeira parada e estabelece uma construção histórica dos direitos adquiridos pela população LGBT, em paralelo com as pautas e enfrentamentos que o evento traz para as ruas de São Paulo anualmente.
O título São Paulo, Cidade em Montação remete à expressão "pajubá", um dialeto de gírias LGBT em que a palavra "montação" significa a pessoa se vestir da melhor forma para si mesma, além de ser o processo de aplicar maquiagem e roupas para assumir a persona "Drag".
São Paulo, Cidade em Montação é uma coprodução TNP Filmes, ForReal Co. e Divina Vitoria.
Lucas Mendes (Foto: divulgação)
Lucas Mendes: Diretor, roteirista e produtor de TV, cinema e teatro. Nascido em Goiânia, residente de São Paulo. Conquistou o Prêmio/Medalha Comendador pela Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes (2015) e foi vencedor do SpotLight no LABRFF por Verses at Work em Los Angeles.
Link para ver o filme.