Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia- Um dos mais prestigiados instrumentistas brasileiros, aclamado pela crítica e público como um dos maiores concertistas de viola do mundo, Marcus Biancardini se apresenta na Cidade de Goiás neste sábado (16/9), às 20h, na igreja de São Francisco de Paula. O Concerto faz parte da série Encontro de Música e Fé, realizada pela Rádio Nova Fogaréu em parceria com a Catedral de Sant'Ana e apoio do Instituto Biapó e da Prefeitura Municipal. O objetivo da iniciativa é fazer com que vilaboenses e turistas tenham acesso às igrejas históricas, aliado à performance de grandes nomes da música.
Este é o quarto evento da série, que se iniciou no dia 10 de junho, na Igreja D’Abadia, com artistas internacionais: o pianista israelense Ammiel Bushakevitz e a soprano francesa Laetitia Grimaldi. O segundo evento aconteceu na Igreja do Carmo, com a pianista e pesquisadora Andréa Teixeira e o violonista Felipe Valoz. A terceira e última apresentação da série contou com o cantor Marcelo Barra, que se exibiu ao pôr-do-sol do alto da Igreja Santa Bárbara.
O cenário escolhido desta vez para receber mais um concerto da série Encontros de Música e Fé, com Marcus Biancardini, foi a bela igreja de São Francisco de Paula, construída em 1761. “Sempre fui fascinado pela Cidade de Goiás, onde já me apresentei algumas vezes e, sempre que posso, também faço uma visita para contemplar suas belezas. Poder fazer um concerto nessa linda igreja, dentro de um projeto tão nobre, pra mim é um momento mágico”, afirmou.
Marcus é também conhecido por ser o “guardião” de importantes e raros instrumentos do mundo das 10 cordas, como a famosa viola branca, que pertenceu a Tião Carreiro. Violas que foram do famoso concertista Renato Andrade e da dupla Pena Branca e Xavantinho também fazem parte de sua coleção pessoal e serão apresentadas ao público nesta edição do Encontro de Música e Fé.
O mestre das 10 cordas, que há mais de 20 anos encanta plateias do Brasil e exterior com suas performances, promete um show especial para o evento. “Para um momento especial, um show especial! Vamos fazer um encontro inesquecível nessa cidade que considero mágica. Vou levar algumas das violas mais importantes da história para apresentar para o público presente”, prometeu Biancardini.
O músico
Nascido em 1978 na cidade de Goiânia, Marcus Biancardini é filho do professor e físico Maurício Biancardini e da fonoaudióloga Elizabeth Reis Esselin. Seus primeiros contatos com a viola surgiram nas fazendas da família no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Nesta época, tinha pouco mais de sete anos de idade. A partir dali a sua alma de violeiro começava a aflorar e, pouco mais tarde, por volta dos seus 15 anos, manifestou o desejo de aprender aquele instrumento que escutara durante toda a sua infância, e ganhou sua primeira viola.
Começava, então, seus estudos incansáveis das obras dos grandes violeiros da época – Renato Andrade, Tião Carreiro, Nestor, Moreno, Julião, Vanuque, Velosinho e Bambico, entre outros. Com o passar do tempo, foi mergulhando também em busca de conhecimentos em outros universos musicais, como dos grandes violonistas Andrés Segovia, Sabicas, Paco de Lucia, do citarista indiano Ravi Shankar e dos grandes harpistas Luis Bordon e Nicanor Zabaleta entre outros.
Marcus Biancardini hoje leva sua arte singular para os quatro cantos do Brasil e pelo mundo afora, com apresentações pelos EUA, Europa e América Latina. Aclamado pela crítica como o melhor violeiro do mundo, já tem 5 CDs gravados e um DVD.