Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás lança, nesta sexta-feira (6/10), às 9h, em seu auditório, o box 2 da coleção ‘Goiás +300’, projeto que busca a reflexão e ressignificação da história e da cultura goianas, coordenado pelos escritores Jales Mendonça e Nilson Jaime.
A iniciativa é uma parceria com o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe) e Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA). O termo ‘300’ foi usado para se referir aos 300 anos da chegada do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido por Anhanguera, na região de Goiás, e o ‘+’ é acrescentado como forma de referenciar a população originária que antes habitava o território.
O box 2 é composto pelos livros ‘Cronistas e Viajantes’ (458 páginas), ‘Literatura’ (382 páginas), e ‘Povos Originários’ (548 páginas). Ao todo, foi construído por 90 pesquisadores de mais de trinta instituições culturais e científicas. “Esse é um trabalho que demanda tempo. Além dos coordenadores, cada livro tem um organizador. No total contamos com oito intelectuais para nos ajudar a formular o projeto”, conta Jales, presidente do IHGG.
Os três livros têm 70 capítulos, 1.400 páginas, 20 mapas coloridos dobrados, 90 autores, 30 instituições científicas e culturais, envolvem 13 mil anos de história, com 650 gerações da cultura dos povos originários, dois séculos de literatura em Goiás e 200 anos dos cronistas e viajantes.