Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Literatura

Advogado João Pessoa lança sua história de vida

ESA-GO vai sediar evento no dia 18 de outubro | 11.10.23 - 16:03

João Pessoa de Souza (Foto: álbum de família)


Jales Naves
Especial para o jornal A Redação

Goiânia - 
Goiano de Trindade, onde passou a infância e da qual ainda tem boas lembranças, como de quando, aos sete anos, os amigos, com um pouco mais de idade que ele, o colocavam num carrinho e o puxavam pelas lavouras, numa brincadeira típica da época, o advogado João Pessoa de Souza, 83 anos, lança o seu primeiro livro, “Minha história minha vida (Feliz daquele que tem o dom de compartilhar)”. Será no dia 18 deste mês, às 19h30, na Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), na rua 101 nº 123, setor Sul, em Goiânia, com coquetel e show musical; a renda da comercialização dos exemplares será revertida para a creche da Paróquia São Judas Tadeu.
 
Livro autobiográfico e de memórias que se funde “numa história de grandes desafios, superações e conquistas”, como apresentou a obra a colega Sandra Pessoa, da Advocacia Geral da União em Goiás. “Tem-se nele as experiências que demonstram os caminhos realmente percorridos por uma pessoa de origem humilde, que conquistou seu jubiloso lugar de honrarias e respeito na sociedade, alcançando vôos inimagináveis, descortinando o horizonte de sua existência, mostrando-lhe oportunidades que foram muito bem recebidas e aproveitadas, o que o faz ser referência para muitos daqueles que com ele convivem”.
 
Relatos admiráveis
As histórias foram expostas “à medida que a memória as apresentava, tirando o formalismo e rigor da sequência cronológica, porém sem que afastasse a compreensão de tempo e lugar, permitindo perfeita cognição de admiráveis relatos”, escreveu a advogada. “O tom saudoso, porém alegre, enche de emoção cada detalhe exposto, alimentando o desejo de concluir a leitura, sem pausa até mesmo para um cafezinho”.
 
“O amor pela literatura, a valorização da fé, da família, do trabalho, da cultura são fatores que surpreendem o leitor a cada exposição desses temas em meio a história de uma vida, uma concatenação sinfônica harmoniosa que permeia o espetáculo apresentado”, reforçou Sandra Pessoa. “A preferência pelo vocabulário usual demonstra a intenção de que a obra seja compreendida por qualquer leitor; não há termos que exija a companhia de um dicionário para sua compreensão, embora o autor seja uma enciclopédia viva, do que deflui a despretensiosidade no contar da história de sua vida”.
 
Trajetória
Nascido em Trindade, João Pessoa foi criado na região de São Luiz de Montes Belos, Goiás e Mossâmedes; veio para Goiânia para servir o Exército e ficou. Estudou no Colégio Estadual ‘Professor Pedro Gomes’ e na Escola Técnica de Comércio de Campinas; e fez o Curso de Direito na Universidade Federal de Goiás, formando-se em 1971. O primeiro emprego público foi na Centrais Elétricas de Goiás (Celg); a partir de 1974 passou a se dedicar integralmente à advocacia, inclusive se tornando juiz classista, representando o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Goiás.
 
Participou do Seminário de Direito do Trabalho, promovido pela Academia Nacional de Direito do Trabalho, em Brasília; e do curso de pós-graduação em Processo do Trabalho, iniciativa da ESAD, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e UCG.
 
Advogado militante na Comarca de Goiânia, na área cível e trabalhista, é sócio da empresa João Pessoa Advogados Associados S/C. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Goiás (OAB-GO), inscrição nº 2.294, exerceu quatro mandatos no Conselho Seccional, foi Diretor 1º Secretário e Presidente da  Comissão de Seleção e Prerrogativas; membro do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat); conselheiro da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas e 2º Secretário; Vice Presidente Regional da ABRAT; membro fundador do Instituto Goiano do Direito do Trabalho; Vice-Presidente da Associação dos Juízes Classistas da Justiça do Trabalho da 18ª Região; membro da Coordenação Latino Americana de Advogados Trabalhistas, com sede no Uruguai; e sócio fundador da Associação Luso-Brasileira de Juristas, com sede em Lisboa, Portugal.   
Foi juiz auditor e Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva, da Federação Goiana de Futebol; Presidente do Tribunal de Justiça, da Federação Goiana de Automobilismo; juiz auditor do Tribunal de Justiça Desportiva, da Confederação Brasileira de Automobilismo, Rio de Janeiro; Juiz Temporário do Tribunal Regional do Trabalho da 18 ª Região (1992/1996); árbitro da Corte de Conciliação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado de Goiás; e ministro do Supremo Tribunal Federal Maçônico do Grande Oriente do Brasil.
 
Experiência profissional
O advogado João Pessoa foi Secretário da Prefeitura de São Luiz de Montes Belos, Procurador Jurídico e Professor do II Grau do Colégio Estadual dessa cidade; e Procurador-Geral da Prefeitura Municipal de Palmeiras de Goiás. Na Celg foi Auditor-auxiliar, Assessor-Chefe da Secretaria Geral, Assessor administrativo da Diretoria, Assistente administrativo da Diretoria Comercial e Assistente jurídico da empresa. Foi também Chefe de Gabinete e advogado da Secretaria de Minas, Energia e Telecomunicações do Governo de Goiás.
 
No âmbito classista, foi expositor da ESAD/OAB-GO e membro da Comissão de Exames da OAB/GO (1983/2002); representante da OAB da Banca Examinadora do Concurso de Juiz do Trabalho do TRT/18ª Região; e Juiz Classista da 1ª Vara do Trabalho de Goiânia.
 
Conquistou a Comenda da Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, conferido pelo TRT/18ª Região; a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás; a Comenda “Jair Assis Ribeiro”, do Grande Oriente do Estado de Goiás, e a Comenda José Neto Cerqueira Leão Sobrinho, no grau de Comendador, da Prefeitura de São Luiz de Montes Belos. Na Maçonaria é membro da Loja João XXIII, desde 1982; participou como membro efetivo da Comissão Constituinte que elaborou a atual Constituição do Grande Oriente do Brasil; membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da Soberana Assembléia Federal do GOB/GO; Deputado Federal, representando a Loja João XXIII, por três mandatos consecutivos; e exerceu o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal Maçônico do Grande Oriente do Brasil, durante três anos.
 
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351