Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

CASA COLEMAR NATAL E SILVA

Academia Goiana de Letras terá mesa-redonda sobre Miguel Jorge e o cinema

Sessão encerra ano em homenagem ao acadêmico | 05.12.23 - 11:45 Academia Goiana de Letras terá mesa-redonda sobre Miguel Jorge e o cinema (foto: divulgação)

Jales Naves
Especial para jornal A Redação

Goiânia - Miguel Jorge e o cinema será o tema da mesa-redonda do encerramento do ano cultural acadêmico Miguel Jorge 2023, da Academia Goiana de Letras (AGL), nesta quinta-feira (7/12), às 17h, na Casa Colemar Natal e Silva, no auditório Jaime Câmara, na sede da AGL. Os cineastas Antônio Eustáquio (Taquinho) e Pedro Diniz e o autor André Pimenta participarão do debate. A apresentação artística ficará a cargo do cantor Fernando Perillo.

Poeta, teatrólogo, romancista e contista, com mais de 30 livros publicados e seis premiações pela sua obra, Miguel Jorge, 90 anos, consagrado escritor, não se cansa e está sempre surpreendendo, agora como ator, cantor e compositor – fez a primeira ópera de produção goiana, que aconteceu em 2019, intitulada “A décima quarta estação”, com música do goiano Estércio Marquez e libreto dele, baseado no conto homônimo de seu livro “Avarmas”.
 
Cinema
Miguel Jorge fez o roteiro do curta-metragem “Watáu”, que recebeu o Prêmio de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura; foi filmado às margens do rio Araguaia, sob a direção de Débora Torres. Tem projeto de sete roteiros de curta-metragem, intitulado de ‘Linguagem Nova’, aprovado pela Lei Guayazes, da então Agência Goiana de Cultura. O primeiro deles, intitulado “A Janela”, já foi filmado, sob a direção de Pedro Diniz, tendo nos papéis principais Marcela Moura, Flávio Miguel e André Pimenta; “Promessa” também já foi filmado, sob a direção de Gel Mess e Ângela Torres, tendo Maury de Castro como protagonista; e “Urubus”, dirigido por Taquinho.
 
Ele escreveu com João Batista de Andrade o roteiro para o longa “Veias e Vinhos”, baseado no seu romance homônimo, filmado em São Paulo, em abril e maio de 2004, lançado no mercado em 2006; no elenco principal os atores Leonardo Vieira, Simone Spolladore, Eva Wilma, José Dummont, Celso Frateschi, Kaio Pezzutti, Marcela Moura, Mauri de Castro e Ailton Graça, sob a direção de João Batista de Andrade. Foi o idealizador do Festcinegoiânia.

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351