Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

"ÁGUAS-CORRENTES"

Goiânia recebe mostra de filmes que destaca produção audiovisual feminina

Programação reúne 20 obras diversas | 17.06.24 - 16:25 Goiânia recebe mostra de filmes que destaca produção audiovisual feminina 'Me Farei Ouvir', direção de Flora Egécia e Bianca Novais (foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia
- Goiânia recebe a mostra de filmes "Águas-Correntes", no Cine Ritz Sala Sesc, de 20 a 23 de junho, a partir das 19h. Durante os dias de programação gratuita, o público terá a oportunidade de conhecer longas e curtas de ficção, animação e documentário realizados por cineastas de diferentes origens e idades, em especial potências negras, indígenas e quilombolas. A entrada é gratuita. 
 
A curadoria da mostra foi trabalhada por Lidiana Reis, cineasta e idealizadora do Prêmio Cora, voltado para diretoras do Centro-Oeste; e por Ceiça Ferreira, professora do curso de Cinema e Audiovisual da UEG e fundadora do Cineclube Maria Grampinho. Juntas, elas selecionaram 20 filmes buscando contemplar estilos, linguagens e práticas fílmicas que articulam audiovisual e transformação social dentro e fora das telas, por meio de uma pluralidade de vozes.
 
¨Os filmes materializam o desejo das mulheres de contar histórias a partir de suas próprias perspectivas, assumindo uma posição de poder que geralmente é atribuída aos homens. É nesse lugar de diretoras que elas têm feito do cinema e do audiovisual um  campo de atuação profissional, onde constroem novos imaginários e estratégias de fabulação”, relata Ceiça. Segundo a pesquisadora, há um desejo entre as cineastas da região central em fazer do audiovisual um espaço de reflexão sobre a sociedade e questões que são urgentes no contexto local, a mostra é mais uma dessas iniciativas coletivas.
 
O conceito do título “Águas Correntes” associa a força das águas enquanto resiliência humana para transformar, lapidar e abrir caminhos, assim como fazem as mulheres que escolhem trabalhar com cinema. Além disso, Lidiana Reis reflete que as margens do rio guardam histórias passadas. E com a mostra queremos contar nossa trajetória, e fortalecer os caminhos já trilhados por mulheres no audiovisual, fazendo com que no futuro possamos contar nossas histórias, sem partir da invisibilidade”.
 
Nesse contexto, a mostra traz obras das pioneiras em Goiás, Rosa Berardo, Claudia Nunes e  Adriana Rodrigues, e Dácia Ibiapina, do Distrito Federal. “Elas que abriram caminho, ousaram fazer cinema fora do eixo Rio-São Paulo ainda nos anos de 1980. Foram elas que acreditaram na importância da formação na área para uma maior participação feminina no mercado”, conta Lidiana.
 
Também integra a iniciativa produções daquelas que deram continuidade a esta jornada ou que mais recentemente assumiram o papel de pioneirismo em outros estados, como Simone Caetano e  Fabiana Assis, em Goiás; Juliana Capilé e Samantha Col Debella, no Mato Grosso; Marineti Pinheiro, no Mato Grosso do Sul e Edileuza Penha de Souza e Renata Diniz, no Distrito Federal.

Serviço: 
Mostra Águas Correntes: mulheres no Audiovisual do Centro-Oeste
20 a 23/6, às 19 horas
Gratuito
Cine Ritz Sala Sesc (Rua 8, n.501, Centro, Goiânia/GO)
 
Leia mais:
Banda Corujones grava clássico censurado de Raul Seixas e Leno


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351