A Redação
Goiânia - O juiz Abílio Wolney Aires Neto tomou posse na Academia Goiana de Letras (AGL) nesta quinta-feira (1º/8). O magistrado e escritor passa a ocupar a Cadeira número 9 da entidade cultural, antes ocupada pelo escritor Waldomiro Bariani Ortêncio. Abílio Wolney é autor de 15 livros publicados. Na oportunidade, o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos, também membro daquela instituição cultural, representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França.
"É uma honra para o Poder Judiciário estadual ter mais um membro tão qualificado entre os imortais da Academia Goiana de Letras. O juiz Abílio Wolney levará para aquela tradicional instituição cultural toda a sua experiência e conhecimento", afirmou o presidente do TJGO em mensagem ao empossado.
Em seu discurso, Abílio Wolney falou da honra e alegria do momento em se tornar membro da AGL. “A sensação de passar a ocupar um espaço de reflexão, ação e trabalho abre o outono no calendário da minha existência neste relâmpago maravilhoso da trajetória que me põe às portas da Casa maior da cultura goiana, onde venho a ser o 3º ocupante da cadeira 9 desde a sua histórica fundação, em 1939”, frisou, fazendo questão de relembrar sua trajetória e agradecer aos familiares e amigos presentes.
A recepção ao empossado foi feita pelo acadêmico da AGL, escritor Geraldo Coelho Vaz, que agradeceu o convite e destacou a amizade entre ele e o empossado. “Hoje marca-se um desses dias que registram, para sempre, a trajetória de um importante escritor e notável pesquisador, que procura preservar as raízes históricas de um tempo”, frisou Coelho Vaz.
Fruto da dedicação