Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Rádio Nova Fogaréu promovem mais uma edição do projeto Goiás Cidade Musical, que será realizado na lua cheia do próximo sábado, dia 17, na cidade de Goiás. O concerto em homenagem aos 500 anos de Luís de Camões, com participação da Academia dos Renascidos, formada pelo tenor Alberto Pacheco e a pianista Andréa Luísa Teixeira, começa às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, e às 21h30, no Instituto Biapó.
A apresentação faz parte da série ‘Diálogos Musicais’ e inclui poemas musicados e recitativos de salão, gênero de canção declamada muito usual no final do século XIX e início do XX, tanto no Brasil como em Portugal. O repertório foi gravado pela primeira vez por Alberto Pacheco (voz) e Andréa Luísa Teixeira (piano) em Portugal. O Movimento Patrimonial da Música Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa financiaram a gravação de um CD (disponível no Spotify) pela relevância da pesquisa musical realizada por Pacheco.
A segunda parte do evento fica por conta da serenata “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, com concentração no Largo do Rosário, às 23h. A curadoria é de Marlene Vellasco. Tradicionalmente, a caminhada pelo centro histórico da Cidade Patrimônio Mundial é feita ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.
Academia dos Renascidos
Fundada em 2011 pelos músicos Alberto Pacheco e Andréa Luísa Teixeira, a Academia dos Renascidos tem se apresentado regularmente, atraindo para si outros músicos e músicas de forma sazonal. Seu nome é uma homenagem à Academia Brasílica dos Renascidos, fundada na cidade de Salvador, em 1759, com objetivo de fomentar a produção literária daquela cidade.
O interesse da Academia dos Renascidos se pauta nas relações entre música e literatura e, em especial, no repertório de câmara ou de salão produzido no território do Antigo Império Luso-Brasileiro: modinhas, lundus, hinos, e recitativos de salão. Seu grande objetivo é dar nova vida a músicas que permanecem silenciadas nos arquivos. Após anos de pesquisa e experimentação, o grupo lançou seu primeiro CD, intitulado Recitativos de salão luso-brasileiros.
Tenor Alberto José Pacheco (Foto: Divulgação)
Os artistas
Alberto José Vieira Pacheco é tenor luso-brasileiro especializado em música antiga e em repertório de câmara. Atualmente, é professor auxiliar do curso de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e coordenador do doutorado em Artes Musicais nessa instituição.
Entre 2015 e 2022, atuou como professor adjunto de canto na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde chegou a coordenador da linha de pesquisa Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos, do Programa de Pós-Graduação em Música.
É doutor e mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de vários livros: Álbum de Armia: gemidos sobre o túmulo de uma brasileira, publicado pela Pimenta Cultural, O canto antigo italiano e Castrati e outros virtuoses, ambos pela Annablume, Guia musical dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, e Cancioneiro dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Em 2022, foi agraciado com a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro em reconhecimento por sua destacada atividade de investigação e publicação junto à Fundação Biblioteca Nacional. Entre 2007 e 2013, realizou seu pós-doutorado no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa como bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).
O tenor permanece ainda como investigador do CESEM, sendo um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. Pacheco é também um dos membros fundadores da Academia dos Renascidos, grupo musical que tem como objetivo executar o repertório vocal luso-brasileiro. Participou, como solista, na gravação de 5 CDs, no Brasil e em Portugal, e, em 2012, foi convidado a colaborar com a gravação do CD 18th Century Portuguese Love Songs do grupo inglês L'Avventura London, pelo selo Hyperion, atuando como especialista em canção luso-brasileira e em pronúncia e prosódia do português cantado.
No início de 2013, foi o responsável pelo curso de Canto do Atelier du Séminaire Rythmes Brésiliens, realizado pelo Grupo de Recherche Musiques do Observatoire Musical Français (GRMB-OMF) da Universidade Paris-Sorbonne. Durante 2015, atuou como pesquisador residente da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Em seu canal no YouTube, ele divulga o patrimônio musical luso-brasileiro.
Pianista Andréa Luísa (Foto: Divulgação)
Andréa Luísa Teixeira é pianista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás desde 1993. Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, e graduada em Piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Trabalhou como investigadora em Música no Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) de 2001 a 2016, onde idealizou o projeto Sons do Cerrado, um mapeamento das manifestações folclóricas do bioma Cerrado, e dirigiu o lançamento de 13 volumes de CD’s dessa coleção. Em 2010, lançou o CD Batuques brasileiros, projeto premiado e financiado pelo Governo de Goiás.
Por sua intensa divulgação da cultura brasileira em países das Américas, Europa e Ásia, recebeu a Comenda Anhanguera. Como pianista, ganhou 18 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, incluindo o primeiro lugar de melhor intérprete de Villa-Lobos em São Paulo e o terceiro lugar no Concurso Maryse Cheillan, categoria profissional, na França.
Suas atuações ao piano incluem, dentre outros, o Carnegie Hall (New York, USA), Venetian Theater (Macau, China), Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal), e Teatro Nacional de las Artes (Ciudad de México, México). É autora do livro A densidade do próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca de tempo, mito, memória e sentido (2009).
“É inquestionável e notória a importância de Luís de Camões para o desenvolvimento da língua e da literatura portuguesas. Após 500 anos do nascimento do poeta, sua obra continua viva e festejada em toda comunidade lusófona. Vários foram os compositores que a utilizaram em Portugal e no Brasil, o que resultou em um repertório numeroso e valioso que confirma a importância do poeta, ao mesmo tempo em que contribui para disseminação e a memória de sua produção literária. No concerto que apresentamos agora, a Academia dos Renascidos celebra seus 500 anos com algumas destas canções. Também apresentamos outras composições com texto em português como forma de celebrar também a língua que Camões ajudou a estabelecer. Boa parte destas canções estava silenciada nos arquivos até que a Academia dos Renascidos as trouxe de volta aos palcos”, explica a pianista e curadora do concerto Andréa Luísa Teixeira.
Repertório
Elisa (versão brasileira de Furtado Coelho & R. A. de Bulhão Pato)
Sempre! (Antônio Osternold e Bento da Silva)
Barca bela (José de Almeida Cabral e Almeida Garret)
Alta noite!... Tudo dorme (Francisco Sá Noronha e Joaquim Norberto de Souza e Silva)
Angelitude (Chiquinha Gonzaga e J. B. N. Gonzaga)
Elisa (versão portuguesa de Furtado Coelho e R. A. de Bulhão Pato)
Fado Moderno da Revista Santo Antônio (Autor não identificado)
O Sofrimento (Francisco Manoel da Silva e José Albano Cordeiro)
A Camões - Hino comemorativo ao 3º Centenário (Francisco de Sá Noronha)
Descalça vai para a fonte (Jorge Croner de Vasconcellos e Luís de Camões)
Sete anos de pastor Jacó servia (Fernando Lopes-Graça e Luís de Camões)
Camões Apaixonado, dedicada a Alberto Pacheco (Ricardo Tacuchian e Luís de Camões)
Alma minha gentil (José Heliodoro Vargas Júnior & Luís de Camões).
Serviço:
Evento: Goiás Cidade Musical - Concerto em homenagem aos 500 anos de Luís de Camões
Data: 17 de agosto
Horário: 17h e 21h30
Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, qd. 35, lt.5, sede das Mulheres Coralinas, Rio Vermelho) e Instituto Biapó (Rua Dom Candido Penso, nº 25, qd. 12, lt. 1, Centro), respectivamente.
Evento: 8ª Serenata de 2024
Data: 17 de agosto
Horário: 23h
Local: Concentração no Largo do Rosário Realização: Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Rádio Nova Fogaréu. Apoio: Restaurante Flor de Ipê e Mulheres Coralinas.