Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem

6 obras para conhecer a história de Silvio Santos

Apresentador foi foco de livros, série e filme | 19.08.24 - 09:47 6 obras para conhecer a história de Silvio Santos Silvio Santos (Foto: divulgação)José Abrão
 
Goiânia – O apresentador Silvio Santos morreu no último sábado (17/8), aos 93 anos, mas o seu legado de 60 anos de carreira já estava eternizado em diversas obras. Separamos aqui as principais para que você possa conhecer e se aprofundar na vida do camelô filho de imigrantes sefarditas que se tornou um bilionário dono de televisão, responsável por transformar a história na comunicação no Brasil. 
 
O Rei da TV
A primeira e mais ampla biografia não autorizada televisiva de Silvio foi criada por Marcus Baldini, André Barcinski e Ricardo Grynszpan. A série se passa em 1988, quando um câncer ameaçou deixar Silvio sem voz. No decorrer dos episódios, ele relembra sua história, desde os tempos de camelô. A segunda temporada passa por outros episódios marcantes, como sua candidatura à presidência da República. Uma terceira temporada não foi confirmada, mas a série ainda não foi cancelada. Todos os episódios estão disponíveis na Disney+.


 
Silvio Santos: a biografia definitiva
Revisada e ampliada, a obra de Márcia Batista e Anna Medeiros é considerada a biografia mais abrangente e completa do apresentador, tendo, inclusive, servido de base para O Rei da TV. O livro traz relatos e testemunhos de gente importante na TV brasileira, documentos e também é ilustrado com fotos históricas.


 
Sonho Sequestrado
Este livro de Marcondes Gadelha foca em detalhar um dos episódios mais insólitos da vida de Silvio Santos: sua candidatura à presidência da República em 1989 e que acabou cassada a apenas uma semana das eleições, poucos dias após ser anunciada de surpresa. Gadelha era o candidato a vice-presidente nestas que seriam as primeiras eleições presidenciais diretas após a ditadura militar. O quase-vice relata os bastidores desta briga e argumenta que houve uma conspiração de forças para impedir que Silvio fosse candidato. Se seu relato é válido, fica ao gosto do leitor.



Topa Tudo por Dinheiro
O colunista da Folha de São Paulo Maurício Stycer deixa de lado a vida pessoal badalada do apresentador para focar no seu lado empresarial. Bem-sucedido sim, mas nem sempre coerente: o livro explora as decisões contraditórias do empresário, seu contato subserviente com a Ditadura Militar e sua resistência a investir no jornalismo em prol do foco no entretenimento e nos programas de auditório, decisões que eventualmente deram retorno, mas também trouxeram consequências inesperadas.



SBT – Especial 40 Anos
Apresentado por Marília Gabriela, este documentário feito pela emissora celebra a trajetória de Silvio Santos na sua luta para conseguir ter seu próprio canal de televisão: e depois, para mantê-lo. As histórias do SBT e do apresentador se misturam nesta produção que as próprias filhas do empresário acharam por bem manter e divulgar: está oficialmente disponível na íntegra no YouTube.


 
Silvio
Silvio Santos vem aí: a primeira cinebiografia do magnata estreia no dia 12 de setembro de 2024 e teve sua pré-estreia adiada em razão da morte do apresentador. O filme traz Rodrigo Faro no papel principal e acompanha, talvez, o episódio mais famoso da vida do apresentador: o sequestro da sua filha, Patrícia Abravanel, seguido pelo seu próprio sequestro, em 2001, quando ele mesmo atuou nas negociações pela própria liberdade.


 
Leia mais
Família de Silvio Santos divulga carta aberta em agradecimento após repercussão de morte

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351