Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Apresentador foi foco de livros, série e filme | 19.08.24 - 09:47
Silvio Santos (Foto: divulgação)José Abrão
Goiânia – O apresentador Silvio Santos morreu no último sábado (17/8), aos 93 anos, mas o seu legado de 60 anos de carreira já estava eternizado em diversas obras. Separamos aqui as principais para que você possa conhecer e se aprofundar na vida do camelô filho de imigrantes sefarditas que se tornou um bilionário dono de televisão, responsável por transformar a história na comunicação no Brasil.
O Rei da TV
A primeira e mais ampla biografia não autorizada televisiva de Silvio foi criada por Marcus Baldini, André Barcinski e Ricardo Grynszpan. A série se passa em 1988, quando um câncer ameaçou deixar Silvio sem voz. No decorrer dos episódios, ele relembra sua história, desde os tempos de camelô. A segunda temporada passa por outros episódios marcantes, como sua candidatura à presidência da República. Uma terceira temporada não foi confirmada, mas a série ainda não foi cancelada. Todos os episódios estão disponíveis na Disney+.
Silvio Santos: a biografia definitiva
Revisada e ampliada, a obra de Márcia Batista e Anna Medeiros é considerada a biografia mais abrangente e completa do apresentador, tendo, inclusive, servido de base para O Rei da TV. O livro traz relatos e testemunhos de gente importante na TV brasileira, documentos e também é ilustrado com fotos históricas.
Sonho Sequestrado
Este livro de Marcondes Gadelha foca em detalhar um dos episódios mais insólitos da vida de Silvio Santos: sua candidatura à presidência da República em 1989 e que acabou cassada a apenas uma semana das eleições, poucos dias após ser anunciada de surpresa. Gadelha era o candidato a vice-presidente nestas que seriam as primeiras eleições presidenciais diretas após a ditadura militar. O quase-vice relata os bastidores desta briga e argumenta que houve uma conspiração de forças para impedir que Silvio fosse candidato. Se seu relato é válido, fica ao gosto do leitor.
Topa Tudo por Dinheiro
O colunista da Folha de São Paulo Maurício Stycer deixa de lado a vida pessoal badalada do apresentador para focar no seu lado empresarial. Bem-sucedido sim, mas nem sempre coerente: o livro explora as decisões contraditórias do empresário, seu contato subserviente com a Ditadura Militar e sua resistência a investir no jornalismo em prol do foco no entretenimento e nos programas de auditório, decisões que eventualmente deram retorno, mas também trouxeram consequências inesperadas.
SBT – Especial 40 Anos
Apresentado por Marília Gabriela, este documentário feito pela emissora celebra a trajetória de Silvio Santos na sua luta para conseguir ter seu próprio canal de televisão: e depois, para mantê-lo. As histórias do SBT e do apresentador se misturam nesta produção que as próprias filhas do empresário acharam por bem manter e divulgar: está oficialmente disponível na íntegra no YouTube.
Silvio
Silvio Santos vem aí: a primeira cinebiografia do magnata estreia no dia 12 de setembro de 2024 e teve sua pré-estreia adiada em razão da morte do apresentador. O filme traz Rodrigo Faro no papel principal e acompanha, talvez, o episódio mais famoso da vida do apresentador: o sequestro da sua filha, Patrícia Abravanel, seguido pelo seu próprio sequestro, em 2001, quando ele mesmo atuou nas negociações pela própria liberdade.