Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Crixás (GO)

Casario do século 18 recebe restauração

Últimas remanescentes da corrida do ouro | 21.08.11 - 18:36 Casario do século 18 recebe restauração Reunião com representantes da comunidade marca a entrega do casario restaurado

 

A Redação

Depois de 14 meses de trabalhos, está sendo entregue a obra de restauro das últimas três casas remanescentes do ciclo do ouro em Crixás. A cidade no norte de Goiás foi palco de grandes descobertas desde o século 18. O casario restaurado foi edificado por volta de 1750.

A obra de restauro foi conduzida pela Casa Brasil, instituição cultural sediada em Goiânia, que elaborou o projeto e articulou a participação de atores locais. O patrocínio para execução da obra foi da mineradora Serra Grande, que opera um mina de ouro no município.

Na reunião que marcou a entrega da obra, os participantes destacaram o valor cultural do casario para a cidade, que tem poucas opções de lazer. Anália Fernandes, professora da Universidade Estadual de Goiás na cidade, enfatizou a beleza do lugar, em especial dos jardins nos fundos: “Penso que podemos realizar aqui diversos eventos, até desfiles de moda nos jardins”.

O prefeito Olímpio Dias esteve presente na reunião e disse que a prefeitura assumirá as despesas com guarda e limpeza do espaço. Na ocasião, foi formada uma comissão para gerir o uso e ocupação do espaço, formada pelos próprios moradores. Carlos Cordeiro, gerente de Sustentabilidade da mineradora Serra Grande, responsável pelo patrocínio à obra está entusiasmado com a possibilidade de a cidade vir a contar com o equipamento: “Aqui em Crixás as pessoas não dispõem de locais de lazer. E agora precisamos cuidar desse patrimônio.”

A inauguração do casario, com sua entrega à população está marcada para a semana do aniversário da cidade, em 25 de outubro.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 05.05.2012 07:56 Heloisa de Oliveira Rodrigues

    Parabéns pelas reformas das casas ficaram lindas, Crixás merecia um museu e esse ficou um show, gostaria muito de ver fotos das casas da frente e por dentro, pois foi ai que vivi minha vida por 23 anos e amo essa cidade como ninguém possa imaginar, tanto e que daqui 2 anos me formo e se DEUS quiser volto a morar em Crixás. desde já agradeço~lhe sua atenção

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351