Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Artista influenciou Beatles e John Coltrane | 12.12.12 - 12:27
Ravi Shankar morreu aos 92 anos (Foto: divulgação) Yuri Lopes
Goiânia - O músico Ravi Shankar, pai da cantora Norah Jones, morreu na última terça-feira (11/12), em San Diego, de causa ainda não revelada. Conhecido como "o padrinho da world music" e "mestre da cítara", Shankar ajudou a popularizar a música indiana nos anos 60. Segundo informações do Times of India, Shankar morreu após sentir dificuldades para respirar, enquanto estava internado em um hospital para tratamento desde a semana passada.
Ravi e George Harrison em uma das aulas de cítara nos anos 1960 (Foto: reprodução)
Ravi inspirou o trabalho de vários artistas mundialmente conhecidos, como Beatles e John Coltrane. O beatle George Harrison foi o aluno mais ilustre, que usou a cítara na música Norwegian Wood (This Bird Has Flown). Em Within You Without You, faixa integrante do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Harrison volta a tocar o instrumento.
Shankar apresentava as mais diversas vertentes da música indiana pela Europa e América do Norte e se apresentou no Monterey Pop Festival, Woodstock e ajudou a organizar o Concert for Bangladesh. Premiado com o Grammy por três vezes, Shankar fez turnê até 2000, ao lado da filha Anoushka.