Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Bastidores da nova temporada de 'Diaspóricas' (Foto: Juliana Cordeiro)A Redação
Goiânia – A força da ancestralidade de mulheres negras guia a terceira temporada da série goiana Diaspóricas, atualmente em fase de produção. Com o tema “Matriarcas”, a nova edição expande suas fronteiras geográficas ao reunir histórias de quatro musicistas de Brasília e Goiânia, conectando suas trajetórias com referências matriarcais. Da música clássica ao jazz e samba de coco, a série apresenta artistas que são atravessadas por referências de mulheres que vieram antes — mães, avós, tias, mestras e guardiãs de saberes.
A nova temporada será lançada em formato de curtas-metragens documentais na web, com previsão de estreia para o segundo semestre de 2025. Até lá, o público pode acompanhar os bastidores da produção pelas redes sociais do projeto e participar do show gratuito que acontece no dia 7 de maio, às 20h, no Centro Cultural da UFG, em Goiânia.
Com direção de Ana Clara Gomes, a terceira temporada de Diaspóricas aborda o tema de matriarcas não apenas nas histórias contadas, mas também na forma como a série é produzida. Com uma equipe composta majoritariamente por mulheres negras, a produção se pauta em práticas de escuta, cuidado e confiança, em que o olhar matriarcal guia escolhas. “O que as musicistas compartilham nos diz muito sobre elas e muito sobre a gente. Juntas pensamos nas locações, nos detalhes artísticos da cena, na direção de arte e na própria condução da narrativa”, explica a diretora.
Serviço: Produção e show da terceira temporada da série Diaspóricas
Quando: 7 de maio
Horário: 20h
Local: Centro Cultural UFG, na Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia-GO Instagram