Adriana Marinelli
Goiânia - Foram divulgados no último sábado (26/4) os vencedores do Concurso FotoFogaréu 2025, uma iniciativa do Instituto Biapó e do Museu Casa de Cora Coralina. Foram premiadas oito fotografias que captaram momentos emblemáticos da tradicional Procissão do Fogaréu, realizada na histórica cidade de Goiás.
Mais de 250 fotos foram inscritas, reunindo participantes de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Bahia e Goiás, além do Distrito Federal e de um representante internacional. Entre os goianos, houve grande presença de participantes da antiga Vila Boa.
O júri foi formado por nomes de peso no cenário da fotografia e das artes: Cidinha Coutinho, Eliane Castro, Kim Ir-Sen, Paulo Resende — todos profissionais com sólida trajetória de pesquisa, ensaios e publicações —, além de Guilherme Gui, presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat), realizadora da Procissão do Fogaréu.
Cada uma das oito fotografias premiadas receberá um prêmio no valor de R$ 500, totalizando R$ 4 mil em premiação. As imagens selecionadas ganharão ainda destaque especial: serão publicadas na edição de maio do Jornal Nova Fogaréu, parceiro oficial desta edição do concurso, junto com a Rádio Nova Fogaréu.
A celebração das imagens continua com a exposição física: a partir de 13 de maio, as fotografias premiadas serão ampliadas no formato de 1,50m x 2m e exibidas ao ar livre na Galeria Beira Rio, espaço cultural vinculado ao Instituto Biapó e ao Museu Casa de Cora Coralina.
Confira as imagens vencedoras (sem ordem de colocação):
Foto 09-B, de Roger Rodrigues Martins
Foto 06-C, de Gabriela Maria Guedes e Silva
Foto 07-D, de Eduardo Pereira Cruz
Foto 03-A, de Ana Beatriz da Cunha Sá
Foto 56-D, de Stefanny Mundim Barbosa Rodrigues Ribeiro
Foto 19-A, de André Augusto Mamede Costa
Foto 20-C, de Taciano Feitosa
Foto 19-B, de André Augusto Mamede Costa