Taíssa Queiroz
Goiânia - Mães são sempre protagonistas, seja na vida real ou na literatura. Trabalhadoras, persistentes e moldadoras de caráter, essas mulheres merecem mais dias de homenagens. Neste domingo (11/5), quando se celebra o Dia das Mães, o jornal A Redação destaca seis figuras maternas marcantes da literatura mundial; confira a lista:
Molly Weasley - Harry Potter
Molly Weasley (Foto: reprodução)
Considerada por muitos uma das melhores mães da literatura mundial, Molly Weasley é uma personagem da saga Harry Potter. Mãe de sete filhos, Molly sempre foi um modelo a ser seguido. Cuidadosa, protetora e amorosa, ela sempre se mostrou uma mulher de bom coração, que acolhe quem precisa. Um exemplo disso é o próprio Harry Potter. Essa personagem não pensa duas vezes para proteger seus filhos.
Sra. Bennet - Orgulho e Preconceito
Sra. Bennet (Foto: reprodução)
Sra. Bennet, embora seja um pouco diferente da Sra. Weasley, não deixa de ser importante. Apesar de ser protetora com as cinco filhas, o seu maior desejo era que elas arrumassem pretendentes para se casarem. Segundo a Sra. Bennet, suas filhas só seriam felizes depois de casadas — e ela também. Apesar disso, ao ler o livro, você percebe que ela é apenas uma mãe que, dada a época da trama, só quer o bem para as filhas e tenta fazer de tudo para que elas sejam felizes. Pelo menos, da maneira dela.
Sinhá Vitória - Vidas Secas
Sinhá Vitória (Foto: reprodução)
Uma mãe da literatura clássica brasileira não poderia ficar de fora da lista. Sinhá Vitória é uma mulher forte e decidida, sempre tomando as iniciativas. Uma grande mãe, responsável pelos filhos, marido, dinheiro, roupa e proteção psicológica da família nas horas mais difíceis. Uma grande mulher com sonhos simples: apenas uma vida melhor para a sua família.
Leia mais:
Sesc Goiás realiza Artes no Centro e Feira de Artesanato em Goiânia
Marmee March – Mulherzinhas
Marmee March (Foto: Wilson Webb/Sony Pictures)
Um livro protagonizado por mulheres fortes não poderia ter uma mãe fraca. A matriarca da família March nem sempre teve uma boa vida. Sozinha, ela cuidou, educou e sustentou suas quatro filhas, enquanto o marido estava na Guerra Civil. Sempre mantendo a família unida, Marmee nunca deixou de estar presente quando uma de suas filhas precisou de ajuda. Essa mãe é um exemplo de persistência para todas as mães solo.
Fantine - Os Miseráveis
Fantine (Foto: reprodução)
Outra mãe solo, e uma das mais sofridas da literatura mundial, acaba de entrar na lista. Fantine, após ser abandonada pelo pai de sua filha, é obrigada a se separar de Cosette para que possa trabalhar e prover para as duas. Mesmo separadas, Fantine trabalha dia e noite, mandando dinheiro para a família cuidadora da filha. Essa mãe é um exemplo de persistência, trabalho duro e amor incondicional.
Violet Bridgerton - Bridgerton
Violet Bridgerton (Foto: reprodução)
A última mãe dessa lista é uma mãe que precisou criar oito filhos sozinha, após perder o marido. Violet Bridgerton é uma mãe que nunca negou um abraço, um conselho ou qualquer forma de carinho ou ajuda aos filhos. Apesar de todas as dificuldades, ensinou o que é o amor e a sua importância na vida de qualquer ser humano. Sra. Bridgerton é uma mãe amorosa, companheira e compreensiva.