Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

TEATRO BASILEU FRANÇA

Sinfônica de Goiânia faz concerto gratuito com a maestrina Libi Lebel

Espetáculo reúne obras de Rachmaninoff e Ravel | 13.05.25 - 14:16 Sinfônica de Goiânia faz concerto gratuito com a maestrina Libi Lebel Maestrina Libi Lebel (foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
A Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta, nesta quinta-feira (15/5), às 20h, no Teatro Basileu França, mais um concerto da Série Grandes Compositores. Com regência do maestro búlgaro Emilian Madey e participação do pianista italiano Mattia Ometto, o espetáculo gratuito reúne obras de Rachmaninoff e Ravel. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.
 
No palco, duas das mais expressivas obras do repertório orquestral: o Concerto em Sol Maior para Piano e Orquestra, de Maurice Ravel, e a Sinfonia nº 2 em Mi Menor, de Sergei Rachmaninoff, sob regência da maestrina convidada Libi Lebel e com o pianista italiano Luca Pompilio como solista.
 
De acordo com o diretor da OSGO, Nilson Magalhães, a Orquestra propõe uma experiência de apreciação artística e escuta ativa, que convida o público a mergulhar no universo da música de concerto, unindo conhecimento histórico, sensibilidade e análise estética. “A apresentação reforça o nosso compromisso em tornar a música sinfônica significativa no contexto social e cultural da cidade. A iniciativa busca valorizar obras fundamentais da música clássica, levando ao público uma vivência transformadora por meio da arte”, conclui.
 
O programa se inicia com o Concerto para Piano em Sol Maior, composto por Ravel entre 1929 e 1931, obra que reflete a fusão entre a herança do virtuosismo de Liszt e a modernidade do jazz americano. Com três movimentos distintos, o concerto exige alta precisão técnica: o primeiro e o último apresentam ritmo acelerado e complexidade, enquanto o segundo movimento (Adagio assai) destaca um lirismo íntimo, com um extenso solo de piano logo na abertura.
 
Após o intervalo, a Orquestra executa a Sinfonia nº 2 em Mi Menor, finalizada por Rachmaninoff em 1907. Considerado um dos maiores pianistas de sua época e o último grande expoente do romantismo russo tardio, Rachmaninoff imprime à obra uma profunda expressividade emocional, com riqueza harmônica, uso elaborado das cordas e um desenvolvimento temático sofisticado. A sinfonia segue a estrutura clássica em quatro movimentos e evidencia influências de Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov, ao mesmo tempo em que firma a linguagem singular do compositor.
 
Serviço
Assunto: Concerto “Série Grandes Compositores” – Orquestra Sinfônica de Goiânia
Data: 15 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Basileu França – Avenida Universitária, nº 1750, Setor Leste Universitário
Entrada gratuita

Leia mais:
Centro Cultural Octo Marques inaugura três exposições simultâneas em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351