A Redação
Goiânia - Cinco curtas-metragens goianos são lançados, nesta quinta-feira (23/5), às 18h30, no Cine Cultura, em Goiânia. As produções, quatro documentários e uma ficção – abordam temas variados, como meio ambiente, cultura popular, justiça social e protagonismo feminino no campo. Os curtas são ''Sereia do Brava'', ''Resgate Abelha'', ''Terra Delas'', ''Mestre da Terra'' e ''História Real da Violenta Conquista''. A entrada é gratuita.
Destaque da sessão, Sereia do Brava, de Luciano Evangelista, mistura realismo e fantasia ao contar a jornada de dois amigos que decidem desenterrar o corpo de uma mulher misteriosa, em busca de devolvê-la ao Parque Vaca Brava. O elenco inclui Allan Jacinto, Otto Caetano, Milleide Lopes e Larissa Sisterolli.
Resgate Abelha, de Kaco Olímpio e Evangelista, explora a importância das abelhas e mostra o trabalho de apicultores que realizam o resgate desses insetos em ambientes urbanos. Já Mestre da Terra, também dirigido por Olímpio, mergulha no universo da cerâmica artesanal em Goiás e seu valor cultural.
Terra Delas, primeiro documentário dirigido pela jornalista Bárbara Zaiden, acompanha a transformação social de mulheres camponesas de Catalão, que conquistam autonomia financeira por meio da atuação na cozinha solidária do Movimento Camponês Popular (MCP).
Fechando a noite, História Real da Violenta Conquista, que traz a estreia do jornalista João Paulo Alexandre na direção, e revisita a desocupação violenta do Parque Oeste Industrial, em 2005, a partir de relatos pessoais da própria família do diretor, que viveu a ocupação.
Serviço
Lançamento de cinco curtas goianos
Data: quinta-feira (23/5)
Horário: 18h30
Local: Cine Cultura – Praça Cívica
Entrada gratuita - retirada de ingressos na bilheteria