A Redação
Goiânia - As comemorações pelos 100 anos do poeta Afonso Félix de Sousa, uma das vozes mais marcantes da Geração de 45, já têm data e locais definidos. A programação, que homenageia o legado literário e humano do autor, ocorrerá em Goiânia, Jaraguá, cidade de Goiás e Rio de Janeiro, com atividades que vão de palestras e saraus a exibição de filmes, missas, serenatas e exposições.
A abertura oficial será nesta quinta-feira (3/7), às 17h, com sessão solene na sede da Academia Goiana de Letras, em Goiânia. Em seguida, as homenagens seguem por todo o mês, com destaque para o filme "Afonso Félix de Sousa em família", dirigido por Mariana Cabral Félix de Sousa, e para a serenata comemorativa na cidade de Goiás, no dia 12.
A realização é da Fundação Frei Simão Dorvi e do Instituto Biapó. A programação completa já está disponível em anexo, enquanto as artes de divulgação específicas para Jaraguá, Cidade de Goiás e Rio de Janeiro serão publicadas em breve.
(foto: divulgação)
Confira a programação completa:
03 de julho (quinta-feira) – Goiânia – GO
17h – Abertura oficial: sessão solene na sede da Academia Goiana de Letras.
04 de julho (sexta-feira) – Jaraguá – GO
19h – Exibição do filme “Afonso Félix de Sousa em família”, de Mariana Cabral Félix de Sousa, no Centro Cultural Zuleika Lôbo de Castro Ribeiro.
05 de julho (sábado) – Jaraguá – GO
10h – Missa em ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. 14h – Tour guiado pelos museus e espaços culturais de Jaraguá.
11 de julho (sexta-feira) – Cidade de Goiás – GO
19h – Sarau com o Grupo Quebrando o Silêncio – Música e Poesia, no Instituto Biapó.
12 de julho (sábado) – Cidade de Goiás – GO
08h – Plantio de mudas na Chácara Dona Sinhá (Instituto Bertran Fleury), integrando o poeta ao Caminho de Letras e Artes.
09h – Visita à Associação Casa de Goiandira, com plantio de mudas no quintal da artista. 10h – Roda de conversa no Instituto Biapó, com convidados especiais.
16h – Recepção aos herdeiros de Afonso Félix de Sousa e doação de acervo à Fundação Frei Simão Dorvi, com palestras e mesas de diálogo.
22h30 – Exibição do filme “Afonso Félix de Sousa em família”, de Mariana Cabral Félix de Sousa, no Largo do Rosário.
23h – Serenata em Goiás, edição comemorativa do Centenário, com declamações e homenagens, saindo do Santuário do Rosário.
26 de julho (sábado) – Rio de Janeiro – RJ
Início das comemorações na capital fluminense, com programação a ser divulgada.
Leia mais:
Quasar Cia de Dança se apresenta no Teatro Goiânia