A Redação
Goiânia - No próximo dia 15 de julho (terça-feira), às 9h, acontece a abertura da exposição fotográfica de Paulo Resende,
Misteriosa Sacralidade, que retrata obras do artista Veiga Valle em painéis. O evento artístico é promovido pelo
Instituto Biapó e Museu Casa de Cora Coralina, em parceria com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT) e a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, duas entidades importantes para a cultura e as tradições da cidade de Goiás. A visitação está aberta ao público na sede do Instituto Biapó de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos domingos, das 9 às 12h.
O escultor goiano Veiga Valle está entre os maiores artistas do seu tempo (1806 – 1874). Pesquisadores sentem-se intrigados com o fato dele nunca ter saído da província de Goiás e, mesmo assim, ter adquirido tantos saberes e referências que consolidaram sua formação artística e o levaram ao topo da história das Artes Visuais no Planalto Central do Brasil. Afirmam: “Se não sabemos de sua formação, ao menos uma coisa é certa: muito ainda há o que se falar e descobrir sobre Veiga Valle”.
Sobre o fotógrafo
Paulo Rezende é um fotógrafo goiano renomado, conhecido por suas imagens incríveis da natureza do Brasil Central,
especialmente do Cerrado. Formado em fotografia prática, com mais de 30 anos de experiência, possui olhar direcionado para o meio ambiente.
Sua carreira teve início nos anos 1970 quando se destacou como fotógrafo publicitário e de arquitetura. É conhecido por capturar detalhes inusitados do Cerrado, desde miniaturas até grandes paisagens. Também foi Paulo Resende que fez os primeiros registros da Construtora Biapó. Suas obras são uma mistura de arte e documentação, mostrando a exuberância do Brasil Central, uma referência para quem busca entender a cultura visual do estado.
Serviço:
Evento: Misteriosa Sacralidade – Exposição Fotográfica de Paulo Resende
Data e horário da Abertura: 15 de julho de 2025, às 9h
Horário de visitação: terça a sábado, das 9h às 12h, e aos domingos, das 9 às 12h.
Local: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – Goiás)
Realização: Instituto Biapó e Museu Casa de Cora Coralina
Parceria: Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT) e a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos