A Redação
Goiânia - A Cia Nudante encerra a circulação do espetáculo de dança-teatro Le Tombé com apresentações gratuitas nos dias 13 e 14 de agosto, no Teatro Zabriskie, em Goiânia. Dirigida por Izabela Nascente e interpretada por Ludmila Machado, Ana Clara Dafico e Danilo Leão, a produção inclui sessões com audiodescrição e libras, reforçando a proposta inclusiva do projeto. As sessões do dia 13 serão às 9h40, com audiodescrição, e às 14h com libras. No dia 14 de agosto, a apresentação será às 20h e também conta com audiodescrição.
O projeto, intitulado 'Le Tombé - Dança, Teatro e Infância', passou por Alto Paraíso e Cidade de Goiás realizando apresentações com foco na formação de plateia infantil e na inclusão de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A circulação será encerrada na capital goiana, com estas apresentações. Este projeto conta com recursos da Lei de Fomento ao Teatro, PNAB 2024, na categoria circulação, por meio do Governo de Goiás e do Governo Federal.
O projeto “Le Tombé - Dança, Teatro e Infância” se estrutura como uma iniciativa voltada para a difusão cultural e democratização do acesso à arte. A produtora cultural do projeto, Ludmila Machado, também responsável por oficinas e preparos corporais, coordena a execução das atividades, que contam com equipe especializada em artes cênicas e produção cultural. O projeto tem como meta consolidar um modelo de circulação artística que envolva diferentes segmentos da sociedade e amplie o diálogo entre artistas e comunidades, fortalecendo o cenário cultural das cidades contempladas.
Lé Tombé - Uma linda história de humor, amor e tombos
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro na 27ª Mostra de Teatro de Anápolis, o espetáculo "Le Tombé" estreou em agosto de 2024 no Teatro Municipal de Anápolis, encantando o público com sua fusão de dança, teatro e comédia melodramática voltada ao público infantojuvenil. A montagem é interpretada pelos artistas Ludmila Machado, Danilo Leão e Ana Clara Dafico, sob a direção da experiente atriz, diretora e bonequeira Izabela Nascente.
A trama acompanha Joana, uma menina que, em meio a brincadeiras em seu quarto, descobre o poder dos sonhos e a importância de seguir sua própria voz. Em sua imaginação, ela dá vida à história de um cowboy e uma bailarina, personagens que transitam entre o amor, o humor e inevitáveis tombos, revelando que o caminho para a felicidade passa pela coragem de se arriscar. Os protagonistas decidem seguir seus sonhos, transformando suas angústias em arte e criando um vínculo especial entre eles.
Dirigido por Izabela Nascente e na atuação Ludmila Machado, Danilo Leão e Ana Clara Dafico, "Le Tombé" é mais do que um espetáculo; é uma reflexão sobre sonhos, liberdade e a importância de escutar a voz única de cada criança, mesmo diante das expectativas dos adultos sobre o seu futuro. No palco, os personagens embarcam em uma jornada de autodescoberta, revelando que o verdadeiro prêmio está na realização pessoal e na busca pela felicidade.
Companhia Nudante
Fundada em 2018 por Ludmila Machado e Danilo Leão, a companhia Nudante está sediada em Anápolis, segunda maior cidade do estado de Goiás, e desenvolve um trabalho que integra teatro, dança, música, mímica e formas animadas. Seus criadores têm vasta experiência no campo da produção cultural e da realização artística.
Leia mais:
Cinema In Concert celebra Dia dos Pais no Teatro Basileu França