A Redação
Goiânia - Localizado na cidade de Goiás, o Cine Teatro São Joaquim exibe nesta quinta-feira (21/08), às 19h, com entrada gratuita, o documentário “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois: Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/Goiás”, dirigido pelo cineasta Pedro Diniz.
Realizado pela produtora Altosplanos Produções Audiovisuais, o filme conta com apoio da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secult Goiás, e retrata a tradição dos carros de bois e de seus muladeiros, parte essencial da cultura popular goiana. O documentário mostra em detalhes a trajetória dos carreiros, desde a preparação dos carros de bois até a participação na missa dos carreiros, sendo o primeiro registro audiovisual a abordar esse universo de forma tão aprofundada.
Segundo o diretor Pedro Diniz, a obra reúne aspectos até então pouco documentados. “Não havia ainda um registro que revelasse toda a saga dos carreiros: os momentos de preparação e reparação dos carros de bois, a confecção das ‘matulas’, o envolvimento familiar, a labuta, os pousos ao longo do caminho até a chegada em Trindade e a participação na missa dos carreiros”, afirma.
O desenvolvimento do projeto teve início em 2014, com o registro sistemático em imagem e som do movimento dos carros de bois desde a região do entorno do Pico dos Pireneus até a cidade de Trindade. O material deu origem a dois curta-metragens: “Ainda Existe” (2015) e “A Caminhada da Fé” (2018). E, no final de 2024, ao filme documentário “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois: Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/Goiás”.
Serviço
Exibição documentário “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois: Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/Goiás
Data: Quinta-feira (21/08/ 2025)
Horário: 19h
Local: Cine Teatro São Joaquim
Entrada gratuita