Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cidade de Goiás

Exposição na cidade de Goiás faz homenagem aos povos originários

Abertura será neste sábado (13/9) | 11.09.25 - 14:56 Exposição na cidade de Goiás faz homenagem aos povos originários (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
A exposição Figuração Simbólica em Arte Indígena, de Valdir Ferreira, será aberta neste sábado (13/9), às 10 horas, no Instituto Biapó, na cidade de Goiás. Uma ocasião que promete revelar possibilidades e sentidos profundos através da poética das formas e dos símbolos, convidando o espectador a adentrar um universo de expressões e significados.
 
A exposição, contemplada no Edital de Artes Visuais nº 05/2024 do Governo do Estado de Goiás, é realizada pelo Instituto Biapó e pela Secretaria de Cultura de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal. A abertura terá apresentação de Ninawa Huni Huí e do mestre Arnaldo J. Souza.
 
Sobre o artista
Valdir Ferreira, artista autodidata, dedicou-se com sensibilidade e pesquisa ao retrato das tribos indígenas, especialmente os Carajás. Seus quadros em óleo sobre tela refletem a cultura indígena por meio de símbolos como cocares, arcos, flechas e adornos, distribuídos de maneira geométrica, o que reforça a estética visual indígena. Sua obra combina tradições, vivências e uma poética das matas, danças, lendas e folclores, apresentadas com fidelidade e sutileza, evidenciando uma modernidade na técnica e no uso de cores vibrantes que representam a brasilidade.

Leia mais:
Artista goiana Raquel Rocha leva exposição ao Rio de Janeiro
 
Ferreira busca criar narrativas sobre os povos indígenas, aprofundando suas pesquisas de cores, figuras e mitos, a partir de suas experiências em desenho e contato com diferentes mestres da pintura. Sua produção revela um universo onde sonhos, mistérios e invenções culturais se entrelaçam, mantendo vivo o mistério das tribos e a poesia de suas tradições. 
 
Em sua trajetória, Ferreira, que também é poeta, participa de exposições desde 1970, conquistando diversos prêmios e cargos de destaque, como presidente da Associação Goiana de Artes Visuais e membro de instituições culturais internacionais. Sua obra, especialmente a exibição atual, consiste em uma síntese de suas fases anteriores, com uma abordagem formal que utiliza elementos geométricos e símbolos autênticos da estética indígena, refletindo uma pesquisa constante e a expressão plena de sua criatividade.
 
Serviço: 
Figuração Simbólica em Arte Indígena - Valdir Ferreira
Data e horário da Abertura: 13 de setembro de 2025, às 10h
Período de visitação: 14/9 a 31/10, das 9h às 16h45
Realização: Instituto Biapó, Secretaria de Cultura de Goiás, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351