A Redação
Goiânia - Após hiato de dois anos para se dedicar à maternidade, a bailarina contemporânea Emily Naitê volta aos palcos diretamente de Nova Iorque (EUA), no espetáculo “Y tú quién traes?”, que será realizado no Green Space, nos dias 19 e 20 de setembro, e explora a memória, a identidade e a criatividade coletiva.
Única brasileira no grupo, ela foi selecionada juntamente com mais 11 artistas para compor uma residência e apresentações na cidade americana, em um projeto da Companhia Alicia Soto Hojarasca, numa parceria das embaixadas da Espanha e de Nova Iorque. Na cidade, Naitê fará também pesquisa e residência do dia 11 ao dia 20, outras de suas paixões no mundo da dança, no qual ela constrói trajetória já há 20 anos.
Natural de Belém do Pará, ela mudou-se ainda criança para Goiás, onde construiu sua carreira como bailarina contemporânea, coreógrafa, professora, diretora de movimento, pesquisadora e performer. Ela tem uma trajetória recheada de muitos aprendizados e trocas com grandes nomes da dança contemporânea, como Ismael Ivo, German Jauregui, Joe Alegado, Francesca Harper, Laura Aris, Marta Coronado, Lali Ayguadé e muitos outros.
Naitê trabalhou ao longo de quatro anos nas companhias de dança Tropistica Cia de Dança, com o espetáculo Boca de flor, e As Mulheres Cia de Dança, com a apresentação As mulheres tristes que ninguém vê, que teve sua estreia em 2023, em Goiânia. A bailarina integra também o grupo Bacae Dança.