A Redação
Goiânia - Regiões periféricas de Goiânia vão receber a segunda edição do projeto Circo Favela - Festival Internacional de Circo Contemporâneo para a Periferia, de 18 a 20 de setembro. Uma mostra de arte circense que leva espetáculos, oficinas e bate-papos a três pontos de cultura. A iniciativa visa ampliar o acesso à cultura, promover a inclusão social e estimular o desenvolvimento artístico nas comunidades.
A programação inclui apresentações com grupos de Goiás e uma parceria internacional entre Portugal, com o espetáculo “CHICo”. Nesta edição, o público é convidado a participar de um bate-papo com os artistas, criando um espaço de diálogo e aproximação com a arte.
O evento inclui ainda um lançamento literário e Oficina de Iniciação às Artes Circenses, com o artista e professor Jonathan Sena, voltada a estudantes da rede pública. As aulas oferecem práticas lúdicas e acessíveis em modalidades aéreas, como trapézio e lira acrobática, além de exercícios de solo com perna de pau. Também são exploradas técnicas de manipulação, como malabares e pratos de equilíbrio. Mais do que treinar habilidades, a oficina promove a expressão artística, o trabalho coletivo e a superação de desafios.
A 2ª edição do Circo Favela busca também estimular a criação de redes entre escolas, coletivos e espaços culturais nas regiões Oeste, Sudeste, Vera Cruz, Jardim Novo Mundo e Parque Amazônia. Este projeto foi aprovado na categoria Circo do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.
Lançamento literário
Nesta edição do Circo Favela, o artista e professor Jonathan Sena lança seu primeiro livro, intitulado “O Que (Não) É Circo?”. A obra é resultado de uma pesquisa sobre o circo tradicional e as novas formas contemporâneas da arte circense.
“O crescimento de artistas circenses fora das famílias tradicionais de circo reflete uma nova fase dessa arte no Brasil, marcada pela coexistência entre saberes populares e abordagens atuais”, comenta o autor, que vai aprofundar esse diálogo durante uma palestra no encerramento do festival.
Programação completa:
18/09 (quinta-feira), às 15h
Teatro Norval Berbari / Sem Nome Cia Teatro (Av. José Leandro da Cruz Qd.139 Lt.17 N°744 B - Parque Amazônia, Goiânia - GO, 74840-390)
Espetáculo: "O Circo - Rudimentos de Comicidade” – Usina Cênica (M. Cristina Magalhães, Goiânia - GO)
Bate-papo com o público após a apresentação
Público-alvo: crianças, jovens e adultos
19/09 (sexta-feira), às 15h
Ponto de Cultura Vera Cult (R. VC-56, Qd. 113 - Lt. 14-A - Conj. Vera Cruz, Goiânia - GO, 74495-330)
Espetáculo: "Niq" – Julio Vann (GO)
Bate-papo com o público após a apresentação
Público-alvo: crianças, jovens e adultos.
20/09 (sábado), das 9h às 12h
Sala de Circo do Colégio Marista (Av. 85, 1440 - St. Marista, Goiânia - GO, 74170-050)
Oficina: Iniciação às Artes Circenses (Jonathan Sena)
Público-alvo: moradores da periferia de Goiânia, estudantes de artes e alunos de instituições como Basileu França, Gustavo Ritter e Circo Laheto.
20/09 (sábado), às 20h
Galpão Cenográfico Wagner Gonçalves (Rua Princesa Carolina, número 3, quadra hj10, Sitios de Recreio Mansões do Campus, 74691-265)
Lançamento do livro “O Que (Não) É Circo?”
Palestra com o Jonathan Sena;
Espetáculo de encerramento: “CHICo” – Radarani (GO - Brasil/ Portugal)
Público-alvo: +18 anos
Serviço:
CIRCO FAVELA – 2ª Edição
Data: 18, 19 e 20 de setembro
Locais: Teatro Norval Berbari (Sem Nome Cia Teatro), Espaço Vera Cult e Galpão Cenográfico Wagner Gonçalves