Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Programação ocorre de 5 a 25 de outubro | 29.09.25 - 10:25
Programação começa no dia 5 (Imagem: divulgação)A Redação
Goiânia – A Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG) realiza os Festivais Unificados da EMAC-UFG 2025 entre os dias 5 e 25 de outubro em Goiânia. O evento engloba o 48º Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça, o 5º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish e o X Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Os festivais ocorrem de forma presencial na Escola de Música e Artes Cênicas no Câmpus 2 e no Centro Cultural UFG, com a realização de concertos, shows, masterclasses, apresentações públicas, palestras, oficinas, painéis, entre outros formatos. Estas ações visam a promoção da arte e da cultura junto à sociedade. Toda a programação tem entrada gratuita.
Em 2025 os festivais têm como mote “Música UFG 70 anos”, em comemoração à criação do Conservatório Goiano de Música, em 1956, com vistas a valorização e a recuperação da memória institucional. Sua origem remonta ao Conservatório Goiano de Música que posteriormente integrou-se à UFG em 1960, tornando-se a quinta unidade acadêmica a compor a universidade, a qual detém o título de instituição pública de ensino superior mais antiga da região e como um polo de excelência na formação musical. Vale ressaltar que a história da música em Goiânia e em Goiás pode ser contada através da história do Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça, criado em 1968 e denominado na época de Festival de Música de Goiás.
O Festival de Música Popular Jarbas Cavendish, em homenagem ao professor que liderou a criação da Banda Pequi e foi incentivador da música popular no currículo dos de música na instituição. Em 2023, foi implementado o curso de Música Popular na instituição. Neste ano estão programados 27 apresentações musicais, em variados formatos como recitais, concertos e shows, 10 masterclass, 12 oficinas, 01 minicurso, 13 palestras, mesas e painéis.
“Os festivais unificados da Emac-UFG apresentam uma programação que reúne músicos já consagrados e jovens musicistas, apresentando a riqueza e a diversidade musical da música brasileira, bem como a tradição ao apresentar os clássicos da música ocidental e a inovação, com mesas e palestras sobre a Inteligência Artificial aplicada à música, música para games e shows com discentes que já possuem carreira profissional trazendo a renovação sempre presente nos festivais e na própria escola”, pontua a coordenadora geral dos festivais e vice-diretora da Emac-UFG, Flavia Maria Cruvinel. Leia mais Basileu França realiza 17ª Semana da Música em Goiânia