A Redação
Goiânia - O Programa Meninas de Luz promoveu um um piquenique literário no jardim do Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro, em Goiânia. O evento contou com adolescentes e bebês. A programação, com lanches e brincadeiras, faz parte do projeto Rede de Histórias, que promove oficinas de literatura voltadas para as mães e seus bebês.
Com a atividade, o Programa Meninas de Luz recebeu reconhecimento nacional ao ser contemplado pelo Criança Esperança, campanha realizada pela TV Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que destinou R$ 100 mil para a implantação de ações literárias na unidade da OVG.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lembra que a leitura traz mais dignidade e qualidade de vida para as jovens acolhidas pelo Meninas de Luz. “Não é fácil ser mãe tão jovem. Por isso, escolhemos livros que representam uma oportunidade de transformação e de incentivo na busca de sonhos. Além disso, a literatura infantil aumenta ainda mais o vínculo da mãe com o seu bebê”.
Com descontração, interação e muitas gargalhadas, as adolescentes participaram de dinâmicas que relembraram alguns livros já lidos dentro do Rede de Histórias. Entre eles, “A Parte de Falta”, que promove o resgate da autoestima, ao mostrar que a felicidade não está no outro, mas dentro de nós e “O que são Classes Sociais” que faz um convite sobre a reflexão das desigualdades e o acesso a diferentes oportunidades.
Jennifer Alves, de 20 anos, mãe do Antony Miguel, de seis meses é uma das participantes do projeto Rede de Histórias. “A gente que é jovem só fica no celular. E estar nesse projeto é muito bom porque mostra que a vida é mais que celular e que a gente pode sonhar com o futuro”, comentou.
Meninas de Luz
O Meninas de Luz oferece atendimento gratuito a jovens gestantes e seus bebês de até um ano de idade. A iniciativa, que em 2024 atendeu uma média mensal de 157 meninas, oferece desde apoio emocional, acompanhamento socioassistencial e psicossocial até capacitações profissionais, promovendo a inclusão social dessas jovens.
O projeto ainda doa kits de enxoval completos para bebês, que incluem bolsa, fraldas, roupinhas, sling, banheira e itens de higiene pessoal. O objetivo principal é proporcionar a essas meninas condições de criar seus filhos com dignidade e romper o ciclo de pobreza e exclusão.