A Redação
Goiânia - Os alunos de escolas de Aparecida de Goiânia realizam a 1ª Mostra Pedagógica e Cultural, nesta quinta-feira (2/10), no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. O evento teve como tema “Identidade Brasileira: História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e dos Povos Indígenas” e reuniu alunos, professores e comunidade familiar e escolar em um dia inteiro de apresentações e exposições culturais.
O prefeito Leandro Vilela esteve presente na abertura da Mostra acompanhado do ex-prefeito Gustavo Mendanha, que acompanharam de perto as apresentações. O gestor passou em cada estande e banca de apresentação dos alunos e destacou a importância da educação para a construção de uma sociedade que respeita as diferenças, justa e igualitária. Também participaram do evento o vereador Mazinho do Madre Germana, além de gestores, coordenadores pedagógicos e representantes de escolas e CMEIs.
“Aparecida tem orgulho de sua rede municipal de ensino. Hoje, vimos aqui o resultado de um trabalho preparado com muito empenho ao longo do ano, envolvendo professores, gestores, famílias e, sobretudo, nossos alunos. A Mostra é prova de que a educação vai além do conteúdo em sala de aula, pois ela forma cidadãos conscientes de suas origens, respeitosos com as diferenças e orgulhosos da nossa identidade. Parabenizo todos os estudantes e educadores que fizeram deste evento um grande sucesso”, afirmou o prefeito.
A Mostra contou com música, dança, exposições de trabalhos escolares, produções pedagógicas e apresentações artísticas, valorizando a diversidade cultural brasileira. Durante todo o dia, visitantes puderam conhecer projetos que retrataram desde a cultura afro-brasileira até tradições indígenas e africanas, reforçando o papel dessas matrizes na formação da identidade nacional.
A secretária de Educação, Núbia Farias, destacou que a Mostra representa o compromisso da gestão com uma formação cidadã. “A Mostra é um momento de celebração do aprendizado e de reflexão sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças. Cada trabalho apresentado reflete o esforço coletivo das nossas escolas em promover uma educação plural, que reconhece e valoriza a riqueza cultural do nosso povo. É um orgulho ver a dedicação dos alunos e a participação das famílias nesse processo. Eventos como este mostram que estamos construindo cidadãos conscientes, preparados para valorizar e respeitar a diversidade em todas as suas formas”, afirmou.
O aluno Lucas Fernandes, do EMEI Monteiro Lobato, também compartilhou sua experiência. “Foi muito legal conhecer a história e a cultura dos povos indígenas e africanos. Aprendi coisas que eu nunca tinha visto na escola e adorei apresentar meu trabalho sobre a dança afro-brasileira. Quero que mais eventos como este aconteçam, porque assim todos aprendem juntos e com diversão!”
A Mostra Pedagógica e Cultural é a finalização do Projeto Identidade Brasileira, que foi desenvolvido ao longo do ano letivo nas escolas da rede municipal. A iniciativa tem como objetivos aprofundar a compreensão sobre as culturas africana, afro-brasileira e indígena, estimular a reflexão sobre igualdade racial, valorizar tradições e práticas desses povos e fortalecer uma educação inclusiva e antirracista.
“É muito importante que nossos alunos tenham contato direto com a diversidade cultural do Brasil desde cedo. A educação é a ferramenta mais poderosa que temos para formar cidadãos respeitosos, conscientes e orgulhosos de sua identidade”, completou Núbia Farias.