A Redação
Goiânia - O Conselho Estadual de Cultura anunciou os vencedores do Prêmio Jaburu 2025. A cerimônia de entrega aos contemplados será no dia 15 de novembro. O troféu principal foi concedido ao escritor e professor universitário Ademir Luiz, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) Seção Goiás e ocupante da cadeira 31 da Academia Goiana de Letras (AGL).
A Premiação Jaburu agracia representantes de diferentes linguagens, o que demonstra sua abrangência e seu compromisso com o acompanhamento de toda a produção cultural do Estado. A primeira homenageada, em 1980, foi a poetisa Cora Coralina, e outras figuras relevantes a receberem a honraria foram Bernardo Élis, Marcos Fayad, Antônio Poteiro, D.J. Oliveira, Bariani Ortêncio, Lêda Selma, entre outros. Em edições recentes, o troféu foi entregue a Marcelo Solá (artes visuais) e a Maria Zita Ferreira (artes cênicas, dança).
Além do troféu principal, são concedidas também as Medalhas de Mérito Cultural e os Diplomas de Destaque Cultural do Ano, conforme explica o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Carlos Willian. “O formato atende a objetivos complementares: o troféu consagra o conjunto da obra, ou seja, trajetórias já consolidadas; as medalhas reconhecem contribuições específicas e consistentes dentro de cada área; e os diplomas anuais certificam realizações expressivas dos últimos doze meses.”
Ademir Luiz
Professor, pesquisador e escritor, Ademir Luiz é doutor em História Medieval, com pós-doutorado em Poéticas Visuais, e atua como romancista, contista, crítico e ensaísta. Entre seus livros, destacam-se os romances “Hirudo Medicinallis”, vencedor do Prêmio Cora Coralina, e “Fogo de Junho”, vencedor do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos, além do “Dicionário Cínico das Palavras da Moda” e de obras acadêmicas nas áreas de história e estudos da cultura.
Sua atuação contempla produção autoral, articulação institucional e formação de leitores e escritores. Na gestão cultural, à frente da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás, manteve a sede em atividade e ampliou o calendário de ações. Como curador de literatura, organiza e coordena atividades formativas que incluem ciclos, cursos e um programa contínuo de oficinas de escrita criativa. Na docência e pesquisa, coordena grupos de estudo e orienta trabalhos com foco na interface texto-imagem e em processos de criação.
Medalhas
Serão agraciadas com as medalhas de mérito cultural, por seu trabalho nas respectivas áreas de atuação, as seguintes personalidades:
Nilson Gomes Jaime – Letras
Aguinaldo Caiado de Castro Aquino Coelho – Artes Visuais
Leonnardo Vinícius Campelo – Memória e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Milena Ribeiro – Audiovisual
Júlio César dos Santos (Júlio Vann) – Artes Cênicas: Teatro
Gustavo Veiga – Música
Diplomas
Reconhecendo iniciativas e atuações no período recente, os Diplomas de Destaque Cultural do Ano serão concedidos a estes nomes:
José Eduardo Mendonça Umbelino Filho – Letras
Fernanda Adamski – Artes Visuais
Guilherme Antônio de Siqueira – Memória e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Carlos Cipriano Gomes Junior – Audiovisual
Felipe Nicknig – Artes Cênicas: Circo
Brenda Valentim Araújo – Artes Cênicas: Dança
Raquel Rocha e Marcelo Marques – Artes Cênicas: Teatro
Hozaná Damasceno – Música