A Redação
Goiânia - No próximo sábado (18/10), às 20h, o Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, recebe um show inédito de Marcus Biancardini. A apresentação 'Viola & Memória em Vila Boa' faz parte da agenda de comemorações dos 3 anos da Rádio Nova Fogaréu e terá entrada franca.
O espetáculo contará com a exibição de algumas das violas mais importantes da música brasileira, parte do Museu da Viola Brasileira Itinerante. Na ocasião, Biancardini promete compartilhar com o público a história e a sonoridade de instrumentos de seu acervo pessoal, que pertenceram a mestres como Tião Carreiro, Renato Andrade, Pena Branca, entre outros ícones da música raiz.
Além da magia da viola, o concerto contará com a participação especial da pianista Andrea Teixeira, do violonista Jairo Reis e do multi-instrumentista Narciso da Harpa (harpista e violonista).
O público também será presenteado com uma homenagem especial aos povos originários, reforçando o elo entre a tradição musical e as raízes culturais do Brasil. O show promete ser uma noite de celebração, memória e beleza, onde a música de Biancardini dialoga com a história, a cultura e a inspiração que fazem da cidade de Goiás um patrimônio vivo.
Ele faz questão de reforçar que nutre um verdadeiro fascínio pela cidade de Cora Coralina, a qual considera um lugar mágico e inspirador. Nos últimos anos, tornou-se presença assídua na antiga Vila Boa, onde procura descansar e aproveita mergulhar em suas riquezas históricas e na vida cultural vibrante que tanto o inspira.
Marcus Biancardini
Com uma carreira dedicada à valorização e renovação da música de viola, já se apresentou em vários países e em palcos de prestígio em cidades como Nova York e Buenos Aires.
Pesquisador e compositor, desenvolveu projetos que unem tradição e inovação, tornando-se referência na preservação da viola caipira e na difusão de sua sonoridade para novas gerações. Sua trajetória inclui discos premiados, parcerias com grandes nomes da música brasileira e internacional, além da criação do Museu da Viola Brasileira Itinerante, que reúne um acervo único de instrumentos históricos de mestres como Tião Carreiro, Renato Andrade e Pena Branca.
Mais do que intérprete, Marcus Biancardini é um embaixador da cultura brasileira, levando a viola de dez cordas a dialogar com diferentes gêneros musicais e consolidando sua posição como guardião e inovador da música instrumental.