A Redação
Goiânia - O maior evento gratuito de autismo e pessoas com deficiência do mundo o ExpoTEA 2025, em São Paulo, tem a própria trilha sonora. E como não poderia deixar de ser, ela foi feita por um representante da causa. Estamos falando do DJ e produtor goiano HeyDoc!, um dos novos destaques da cena eletrônica brasileira, que criou “Quebra-Cabeça” em parceria com a cantora e compositora Bia Lasmar.
Com uma sonoridade dançante e acolhedora, a música combina elementos nostálgicos da house music com vocais suaves e letra positiva, transmitindo uma mensagem clara de força interior. A ideia era que a faixa fosse “animada, acessível e confortante”, capaz de traduzir em som o espírito da ExpoTEA.
“Eu quero espalhar essa conscientização o máximo que eu puder, e também providenciar um exemplo de força. Por mais que a carreira na música eletrônica seja difícil pra mim, limitado socialmente pelo autismo, eu não desisto, eu persevero, e quero que todo mundo receba essa mensagem”, explica.
Com “Quebra-Cabeça”, portanto, a dupla uniu a sensibilidade, o ativismo e a força criativa de quem transforma o que seria limitação em combustível artístico. Uma trilha feita não só para o ExpoTEA, mas para todos que buscam se reconhecer, peça por peça.
A força de uma causa transformada em música
A parceria com a ExpoTEA nasceu de forma orgânica, a partir da conexão de HeyDoc! com a comunidade autista e com o propósito do evento. O goiano participou ativamente da criação da faixa, da ideia inicial à produção final, e destaca a importância simbólica desse projeto:
“Ter como parceiro o que vai ser o maior congresso de autismo do mundo é uma coisa muito forte. Provavelmente, é a melhor forma que eu tenho de alcançar mais pessoas — inclusive aquelas que ainda não têm diagnóstico e podem se conhecer depois disso. Eu parei tudo o que estava fazendo pra sintetizar essa mensagem em conjunto com a Bia”, continua.
Foi a própria Bia Lasmar quem apresentou uma composição cuja mensagem de autoconfiança e segurança encaixava-se perfeitamente ao conceito proposto. HeyDoc! reformulou a base musical e construiu uma nova versão, mais dançante e moderna, sem perder a leveza da canção original.
HeyDoc!: música, autismo e superação
Por trás do nome artístico está Elias Augusto Gabriel, um ex- estudante de medicina que se tornou produtor musical, DJ e ativista da neurodiversidade. Diagnosticado dentro do espectro autista, tem usado sua trajetória como um canal de expressão, conscientização e inspiração. Sua carreira é marcada pela união entre arte e propósito, transformando a pista de dança em espaço de diálogo e empatia.
Nomeado como embaixador do ExpoTEA 2025, HeyDoc! tem se destacado por suas iniciativas de inclusão dentro da música eletrônica, mostrando que a neurodiversidade pode ser uma potência criativa.
No ano passado, além de participar do ExpoTEA 2024 com uma palestra e uma performance musical, o DJ também se notabilizou pelo espetáculo “Sinfonia do Silêncio”, que reuniu seu som eletrônico com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Soliel-Son Goeth (também autista), em um concerto que, além de emocionar o público presente, representou uma das ações de conscientização sobre o espectro autista mais impactantes do Centro-Oeste brasileiro.