Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Memória

Tudo pronto para o início do Colóquio do IHGB em Goiânia

Evento ocorre nos dias 30 e 31/10 | 28.10.25 - 09:36 Tudo pronto para o início do Colóquio do IHGB em Goiânia Evento ocorre nesta quinta e sexta (Imagem: divulgação)Jales Naves
Especial para A Redação
 
Goiânia – Já está tudo programado para a realização, pela primeira vez fora do Rio de Janeiro, do Colóquio de Institutos Históricos Estaduais, que o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro criou em 2014 para valorizar a pluralidade das experiências regionais na construção do Brasil. A oitava edição do simpósio será nos dias 30 e 31 deste mês, na Casa Rosada de Goiânia, sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, nos dias 30 e 31 de outubro.
 
No complemento da agenda, de acordo com o presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, as apresentações musicais, a cargo da pianista Andréa Luísa Teixeira e do violonista Felipe Valoz, na abertura, na quinta-feira, pela manhã; e, à noite, às 18h, a inauguração da iluminação natalina da Casa Rosada, mantendo a tradição dos últimos anos, dando um novo colorido a esse espaço da cultura em Goiânia e, às 20h, show do cantor goiano João Caetano, no Teatro Goiânia.
 
Criação
O IHGB teve três reuniões em 1838, ano em que foi criado: em 19 de agosto aprovaram em assembleia da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional a proposta de sua criação, apresentada em sessão realizada no dia anterior pelo cônego Januário da Cunha Barbosa e marechal Raimundo José da Cunha Matos; em 21 de outubro, em Assembleia Geral, realizada em sala do Museu Nacional, sob a presidência do marechal Francisco Cordeiro da Silva Torres, os 27 sócios fundadores declararam fundado o IHGB e elegeram, para servirem interinamente, até a aprovação dos Estatutos: presidente, o Visconde de São Leopoldo; 1º Secretário – o cônego Januário da Cunha Barbosa, e 2º Secretário, o dr. Emílio Joaquim da Silva Maia; e em 1º de dezembro, a primeira sessão ordinária do IHGB, que aprovou a proposta de oferecer ao imperador Pedro II o título de protetor da instituição.
 

Os 27 associados fundadores eram letrados, políticos, servidores de estado, militares, desembargadores, professores e um padre. Em sua fundação, o IHGB definiu como uma de suas principais finalidades reunir documentos da história e geografia do Brasil, constituindo uma das mais significativas e variadas brasilianas do país. Para a gestão da Coleção IHGB, foram criados o Arquivo, a Biblioteca e o Museu, como setores técnicos da instituição. Ao longo de sua história, o IHGB segue atualizando a sua missão de pensar o Brasil e reunir documentos da história e geografia do Brasil.
 
Vice-Presidente
Com a impossibilidade de presença do presidente Victorino Coutinho Chermont de Miranda, o VIII Colóquio de Institutos Históricos Estaduais será aberto pelo vice-presidente, professor Paulo Knauss de Mendonça, doutor em História (UFF,1998) e pós-doutor pela Universidade de Estrasburgo, França (2006). Leciona no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, atuando nos Programas de Pós-Graduação em História, Ensino de História e Estudos de Are Contemporânea. Integra os Grupos de Pesquisa inscritos no CNPq: Laboratório de História Oral e Imagem – UFF; Gênese Documental Arquivística – UFF; e Grupo de Estudos de Arte Pública – Brasil (Unicamp).
 
Ele desenvolve pesquisas sobre as relações entre Arte, Imagem e Cultura Visual, bem como História, Memória e Patrimônio Cultural. No campo da gestão cultural foi diretor do Museu Histórico Nacional, de 2015 a 2020; e diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2014. Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural (2008-2009) e do Conselho Nacional de Arquivos (2007-2010). Atualmente, integra o Conselho Estadual de Tombamento (CET-RJ). É membro do Conselho Consultivo de vários periódicos acadêmicos, sendo membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de História, da Associação Nacional de História.
 
Sócio titular e atual vice-presidente do IHGB, é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, sócio correspondente de outras entidades congêneres, e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte e da Academia Brasileira de Arte. É autor de vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior, sendo mais recentemente coautor do livro “Cores da paisagem – Nápoles-Rio no olhar de artistas italianos” (IIC, 2023). Realiza ainda curadoria de exposições, sendo a mais recente “Imagens que não se conformam” (Museu de Arte do Rio, em 2021/2022 e Museu de Arte de Belém, 2023).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351