Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Filme será disponibilizado on-line | 31.10.25 - 12:42
cena do documentário (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – Será lançado no próximo dia 2 de novembro, o documentário “Ressonâncias e Preservações”, que propõe um mergulho nas tradições musicais afro-indígenas do Brasil, valorizando expressões culturais que resistem ao apagamento histórico. A obra conta com a colaboração do percussionista Maestro Macambira, referência da música afro-brasileira, e do indígena Txihi Pataxó, entre outros mestres e guardiões da memória ancestral. O filme será disponibilizado gratuitamente no canal da produtora Laboratório Alquímico, no Youtube.
Idealizado pela cantora, compositora e produtora Sereia do Cerrado, o projeto nasceu a partir de uma pesquisa realizada entre Goiânia, Salvador e na Costa do Descobrimento (BA), envolvendo visitas a terreiros, comunidades tradicionais e vivências em uma aldeia Pataxó.
Como parte das atividades do projeto, o Maestro Macambira esteve em Goiânia e ministrou uma oficina gratuita de música afro-brasileira no Orum Aiyê Quilombo Cultural, reunindo jovens e admiradores da cultura afrodescendente. Fundador da Escola Internacional de Percussão da Bahia, o mestre já colaborou com artistas como Gilberto Gil, Beto Barbosa, Banda Eva, Sandra de Sá e Tim Maia, e é reconhecido internacionalmente por dominar os ritmos de Orixás — Ketu e Angola.
Para garantir acessibilidade, o filme contará com interpretação em Língua Brasileira de Sinais, (Libras), traduzido por Pollyane Rodrigues. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Música nº 10/2024.
Serviço
Documentário “Ressonâncias e Preservações”
Data de lançamento: 2 de novembro de 2025
Onde: Canal Laboratório Alquímico no Youtube: @laboratorioalquimico6068