Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Diálogos Musicais

David Castelo e Gustavo Freccia se apresentam na cidade de Goiás

Programação inicia às 17h, neste sábado (8) | 05.11.25 - 14:17 David Castelo e Gustavo Freccia se apresentam na cidade de Goiás (Foto: divulgação)A Redação

Goiânia - 
 O Instituto Biapó e o Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-GO), com apoio do Museu Casa de Cora Coralina, Rádio Nova Fogaréu, Restaurante Flor de Ipê, K++ e Associação Mulheres Coralinas, realizam mais uma edição do projeto Diálogos Musicais, marcada para 8 de novembro de 2025, sábado, noite de lua cheia, na histórica cidade de Goiás.

A programação tem início às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, um espaço para conversas e reflexões sobre a música e suas conexões com outras linguagens artísticas, e às 21h30, no Instituto Biapó, com a apresentação de David Castelo (flauta doce) e Gustavo Freccia (viola da gamba), músicos reconhecidos por sua excelência na performance historicamente informada.

O concerto, sob curadoria de Andréa Teixeira, promete transportar os ouvintes às atmosferas do Barroco e do Renascimento, destacando a riqueza e a expressividade desses instrumentos antigos. Com carreiras consolidadas no cenário nacional e internacional, David Castelo e Gustavo Freccia se destacam pela sensibilidade e detalhamento de suas interpretações, unindo pesquisa musicológica, virtuosismo e emoção.

Suas performances são apreciadas tanto por estudiosos quanto pelo público em geral, oferecendo uma rara experiência de imersão na música de câmara e na história viva dos sons. Na sequência, às 23h, acontece Um Luar, Um Violão, Uma Serenata, com curadoria de Marlene Vellasco.

O ponto de encontro será o Largo do Rosário, de onde o público partirá em uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial, ao som de um repertório cuidadosamente selecionado de canções clássicas do cancioneiro popular brasileiro. A serenata convida todos a vivenciarem a tradição, a memória afetiva e a poesia das noites goianas, celebrando a música e a cultura local sob o luar.

Artistas convidados e suas trajetórias
Gustavo Weiss Freccia interessa-se pelos diálogos existentes entre música e outras artes, em especial a literatura, e pela multiplicidade do conceito de performance, seja no ato de fazer música, na leitura silenciosa ou na escrita performativa. Pesquisa os recitais de música de câmara enquanto espetáculo performático. É doutor em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2021), mestre em Música – Canto (2015) pela mesma instituição e possui Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC, 2009).

É professor de viola da gamba e música de câmara na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB SEEDF). Estudou viola da gamba sob orientação da professora Cecilia Aprigliano, com quem integra o duo Labirinto, participou de aulas e masterclasses com os gambistas Juan Quintana, Mario Orlando, Sarah Mead, Hille Perl, Paolo Pandolfo, Reiko Ichise, Kaori Uemura, Christoph Urbanetz e Josh Lee. Como gambista, participou de recitais de música de câmara com agrupamentos diversos, em duo de violas da gamba com o Labinto, como baixo contínuo na Orquestra Barroca da Universidade Federal de Goiás (direção musical de David Castelo) e como músico convidado do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em dezembro de 2021, participou da montagem do Vespro della Beata Vergine, de Claudio Monteverdi, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a regência de Roberto Minczuk. Recentemente gravou o projeto Concerto para Vaca e Boi, com composições de Roberto Corrêa, que tem o apoio do Rumos Itaú Cultural e foi lançado em agosto de 2022. Sua tese, intitulada Cartografia camerística: uma poiética intertextual na performance contemporânea da música de câmara, originou o vídeo-recital Improvisório. Circula ainda com um projeto de viola da gamba desacompanhada intitulado Suíte Imaginária, que já se apresentou em Florianópolis e Brasília. Está convicto de que a viola da gamba ecoa as polifonias e vocalidades que compõem sua trajetória.

David Castelo é professor de flauta doce e música de câmara da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), graduou-se em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP), na classe da professora Isa Poncet. Estudou no Conservatório Real de Haia (Holanda), orientado por Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen. Nesta instituição, obteve seu Master’s of Music - Soloist Diploma. Foi aluno regular de Valéria Bittar, Cléa Galhano e Sébastien Marq, frequentou masterclasses com Hélcio Müller, Ricardo Kanji, Kees Boeke, Dorothea Winter, Hugo Reyne e Marion Verbruggen.

Como pesquisador, dedica especial atenção à relação entre técnica instrumental e expressão musical, objeto de sua pesquisa de doutorado, e participa de diversos grupos de pesquisa. Tem trabalhado na criação e implementação de projetos culturais, destacando-se a curadoria da Série de Concertos Música Sacra e de Devoção, realizados nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo e do Rio de Janeiro; a direção dos espetáculos Siará Grande e Sarau Imperial, criados para a Fundação Social Raimundo Fagner (CE).

Atua regularmente como professor e concertista em eventos artísticos e acadêmicos, destacando-se: Festival Internacional de Música Barroca de Salta (Argentina), 2017 e 2019; XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro), 2017; I e II Seminário de Flauta doce da UFRJ, Rio de Janeiro, 2015 e 2018; e Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), 2015, 2017 e 2025.


Serviço:
Evento: Diálogos Musicais - David Castelo (flauta doce) e Gustavo Freccia (viola da gamba)
Data: 8 de novembro de 2025
Horários: 17h (Mulheres Coralinas) e 21h30 (Instituto Biapó)
Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, qd. 35, lt.5, Rio Vermelho) e Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – cidade de Goiás).
Realização: Instituto Biapó e Sesc Goiás. Apoio: Associação Mulheres Coralinas, Museu Casa de Cora, Rádio Nova Fogaréu FM, K++, Restaurante Flor de Ipê.

Evento: 11ª Serenata de 2025
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 23h
Local: Concentração no Largo do Rosário Realização: Museu Casa de Cora Coralina

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351