Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Artes visuais

Exposição no Museu de Arte de Goiânia celebra trajetória de Amaury Menezes

Abertura será no dia 18/11 | 12.11.25 - 10:07 Exposição no Museu de Arte de Goiânia celebra trajetória de Amaury Menezes Amaury Menezes (Foto: Fernanda Toledo/A Redação)José Abrão
 
Goiânia –  O Museu de Arte de Goiânia (MAG) realiza a exposição “Amaury Menezes, reconhecimento e gratidão – O legado de um pioneiro”, com abertura marcada para às 19h do dia 18 de novembro. A visitação fica aberta de 19 de novembro a 18 de janeiro e celebra um dos nomes mais importantes das artes goianas, hoje com 95 anos.
 
Para o diretor do MAG, Antônio da Mata, essa mostra é para “festejar o reconhecimento, com gratidão, do papel do Amaury nas artes visuais em Goiás”. A exposição, composta por 86 obras, apresentará a trajetória do artista de 1950 a 2022. “Ele é uma pessoa por quem temos plena reverência e que é um cabedal das artes no Estado. Tudo o que fizermos por ele ainda será pouco”, completa.
 
O artista foi um dos fundadores do Museu de Arte de Goiânia e um dos seus primeiros diretores, tendo sido responsável pela construção inicial do acervo. Além disso, Amaury foi professor de desenho e plástica na Escola Goiana de Belas Artes e no Departamento de Artes e Arquitetura da Universidade Católica de Goiás entre 1963 e 1986. Essa atuação teve impacto direto sobre gerações de artistas, possibilitando o desenvolvimento de uma cena artística goiana mais estruturada.

O artista é um dos nomes mais importantes das artes visuais em Goiás e no Brasil. Sua trajetória, marcada por sensibilidade, ousadia e inovação, o coloca como um artista capaz de transitar entre a tradição e a modernidade, sempre com uma identidade própria e inconfundível. Nascido em Luziânia, fez da arte não apenas uma forma de expressão estética, mas também um testemunho cultural e humano, traduzindo em cores, formas e texturas a riqueza de sua terra e a profundidade de sua visão de mundo.
 
Flyer de divulgação (Imagem: divulgação)

Ao longo de sua carreira, Amaury Menezes se destacou pela versatilidade e pioneirismo: pintor, desenhista, gravador e muralista, soube explorar diferentes técnicas sem nunca perder a unidade de seu estilo. Suas obras carregam um lirismo que dialoga com o regional e o universal, ao mesmo tempo em que revelam um profundo compromisso com a beleza, a experimentação e a verdade artística, sempre teve a arte como ofício, um exímio operário em sua função.
 
No dia da abertura, a presença de Amaury já foi confirmada. “Ele está ansiosíssimo. Disse que vamos fazê-lo chorar, bom que choramos todos juntos”, brinca da Mata.
 
A visitação poderá ser feita de terça a sexta entre 8h e 12h e entre 13h e 17h. Nos finais de semana e feriados, o museu fica aberto entre 8h e 18h.  
 
Leia mais
Centro Cultural Octo Marques inaugura duas exposições em Goiânia


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351