Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Artes visuais

Museu de Arte de Goiânia homenageia trajetória de Amaury Menezes

Exposição começa nesta terça-feira (18) | 16.11.25 - 14:38 Museu de Arte de Goiânia homenageia trajetória de Amaury Menezes Museu de Arte de Goiânia homenageia trajetória de Amaury Menezes (Foto: Fernanda Toledo/A Redação)
José Abrão
 
Goiânia –  O Museu de Arte de Goiânia (MAG) realiza a exposição “Amaury Menezes, reconhecimento e gratidão – O legado de um pioneiro”, com abertura marcada para às 19h desta terça-feira (18/11). A visitação fica aberta de 19 de novembro a 18 de janeiro e celebra um dos nomes mais importantes das artes goianas, hoje com 95 anos.
 
Para o diretor do MAG, Antônio da Mata, essa mostra é para “festejar o reconhecimento, com gratidão, do papel do Amaury nas artes visuais em Goiás”. A exposição, composta por 86 obras, apresentará a trajetória do artista de 1950 a 2022. “Ele é uma pessoa por quem temos plena reverência e que é um cabedal das artes no Estado. Tudo o que fizermos por ele ainda será pouco”, completa.
 
O artista foi um dos fundadores do Museu de Arte de Goiânia e um dos seus primeiros diretores, tendo sido responsável pela construção inicial do acervo. Além disso, Amaury foi professor de desenho e plástica na Escola Goiana de Belas Artes e no Departamento de Artes e Arquitetura da Universidade Católica de Goiás entre 1963 e 1986. Essa atuação teve impacto direto sobre gerações de artistas, possibilitando o desenvolvimento de uma cena artística goiana mais estruturada.

O artista é um dos nomes mais importantes das artes visuais em Goiás e no Brasil. Sua trajetória, marcada por sensibilidade, ousadia e inovação, o coloca como um artista capaz de transitar entre a tradição e a modernidade, sempre com uma identidade própria e inconfundível. Nascido em Luziânia, fez da arte não apenas uma forma de expressão estética, mas também um testemunho cultural e humano, traduzindo em cores, formas e texturas a riqueza de sua terra e a profundidade de sua visão de mundo.
 
Flyer de divulgação (Imagem: divulgação)

Ao longo de sua carreira, Amaury Menezes se destacou pela versatilidade e pioneirismo: pintor, desenhista, gravador e muralista, soube explorar diferentes técnicas sem nunca perder a unidade de seu estilo. Suas obras carregam um lirismo que dialoga com o regional e o universal, ao mesmo tempo em que revelam um profundo compromisso com a beleza, a experimentação e a verdade artística, sempre teve a arte como ofício, um exímio operário em sua função.
 
No dia da abertura, a presença de Amaury já foi confirmada. “Ele está ansiosíssimo. Disse que vamos fazê-lo chorar, bom que choramos todos juntos”, brinca da Mata.
 
A visitação poderá ser feita de terça a sexta entre 8h e 12h e entre 13h e 17h. Nos finais de semana e feriados, o museu fica aberto entre 8h e 18h.  

Reabertura MAG 
A mostra celebra também a reabertura do MAG, que esteve em manutenção por 60 dias, passando por intervenções como restauração do teto, das salas de exposição, adequação da entrada principal e início do projeto de acessibilidade ao museu. 
 
No total, o MAG investiu R$ 200 mil em melhorias para que o local perpetue história. "Foi um projeto de lei de incentivo à cultura aprovado e está sendo aplicado aqui com carinho e mediado por um grupo que ama o museu. Estamos muito felizes em poder realizar este feito e reabrir nossas portas com essa exposição pra lá de especial", afirma Antônio da Mata.
 
Leia mais
Centro Cultural Octo Marques inaugura duas exposições em Goiânia


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351