Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Filme é dirigido por Marcos Bernstein | 19.04.13 - 09:09
João Guilherme Ávila intepreta o menino que usa a imaginação para suprir a falta de afeto da família (Foto: divulgação) Yuri Lopes
Goiânia - A segunda adaptação para o cinema de Meu Pé de Laranja Lima, um dos maiores sucessos editoriais brasileiros e escrito por José Mauro de Vasconcelos estreia nesta sexta-feira (19/4) em mais de 100 cópias em todo o Brasil, com direção de Marcos Bernstein e José de Abreu, João Guilherme Ávila e Caco Ciocler no elenco.
A versão de Bernstein se passa nos dias de hoje e mostra a amizade entre um garoto do interior de Minas Gerais que faz amizade com um pé de laranja lima por ser incompreendido pelos familiares. Peralta até não poder mais, Zezé, vivido por João Guilherme (filho do cantor Leonardo) e por Caco Ciocler (já na fase adulta), usa da imaginação para tentar curar a dor física, em decorrência das surras do pai, dos irmãos ou dos colegas, e ânsia em crescer e ser um adulto bem-sucedido.
A necessidade de afeto, ingrediente quase ausente no âmbito familiar de Zezé, é suprida pela amizade real entre o pobre garoto e o velho Portuga, interpretado por José de Abreu. É com Portuga que Zezé conversa, troca confidências, ri, passeia e se sente confortável para falar sobre o que espera do futuro e, assim como toda criança, fazer perguntas desconcertantes.
Confira o trailer de Meu Pé de Laranja Lima:
Relembrar é emocionar
Muitos adultos irão ao cinema para relembrar a história que marcou várias gerações de crianças brasileiras. Lançado em 1968, Meu Pé de Laranja Lima já vendeu mais de um milhão de exemplares, foi traduzido para mais de 20 línguas e ganhou versão em HQ na Coreia do Sul.
O filme dirigido por Bernstein e produzido por Katia Machado é uma boa oportunidade para mostrar ao público brasileiro uma das histórias nacionais mais conhecidas e premiadas. Mas não será apenas quem mora no Brasil que terá a oportunidade de ver o longa. Os direitos de exibição da adaptação já foram vendidos para Portugal, Espanha, Turquia, Alemanha, Coreia do Sul e Tailândia.
Rodado na região de Leopoldina e Cataguases, em Minas Gerais, o filme estreou no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, foi exibido no Festival de Roma, onde foi eleito melhor filme exibido na mostra Alice Nella Città.
Diretor experiente
O plano inicial para o filme Meu Pé de Laranja Lima era que Marcos Bernstein cuidasse apenas do roteiro, mas depois de ter mais contato com o projeto, implorou para tomar conta da direção do filme. Além de Meu Pé de Laranja Lima, Marcos também dirigiu Do Outro Lado da Rua (2004), primeira parceria com Katia Machado.
Já como roteirista, assinou trabalhos como Central do Brasil, filme de Walter Salles pelo qual foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro e Urso de Ouro, Terra Estrangeira, também de Salles, Zuzu Angel, Chico Xavier, e co-roteirizou Faroeste Caboclo com Victor Atherino e O Xangô de Baker Street. Outros filmes que dirigiu e que serão lançados em breve são o romance Todo Amor, o filme de ação Terapia da Vingança, e o stop-motion Minhocas, previsto para chegar aos cinemas em dezembro deste ano.
Para a televisão, trabalhou como roteirista das séries As Brasileiras e A Cura. É na televisão que Marcos fará um dos próximos trabalhos. O diretor trabalha, em parceria com Carlos Gregório, no roteiro de uma novela do horário das 19 horas na Globo, ainda sem título e data de estreia definidos.