Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Longa também levou Escolha da Crítica | 27.05.13 - 10:26
Filme que mostra romance entre adolescente e artista ganha Palma de Ouro em Cannes (Foto: divulgação) Yuri Lopes
Goiânia - O filme A Vida de Adèle, do diretor franco-tunisiano, Abdellatif Kechiche, foi o grande vencedor do 66º Festival de Cannes e levou a Palma de Ouro, prêmio mais desejado do evento. O longa conta a história de amor entre duas mulheres e foi baseado em uma história em quadrinhos.
Além do principal prêmio da noite deste domingo (26/5), o filme ganhou ainda o Prêmio da Crítica, votado pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).
Spielberg comentou a escolha do filme. "A colaboração entre o diretor e suas atrizes é tão intensa e radical que só se pode pensar nesse filme como uma coisa orgânica. Se a escolha do elenco fosse apenas 3% errada, A Vida de Adèle não teria causado a intensa emoção que provocou."
O filme conta a história da descoberta da homossexualidade por uma garota, que vive uma forte relação com outra mulher. Adèle Axerchopoulos e Lea Seydoux têm cenas íntimas que beiram o sexo explícito.
A Palma de Ouro consagra um filme e um tema que viraram tabu na França. Em todo o país ocorrem manifestações contra o casamento gay. Seria o prêmio político, podendo ser considerado uma afirmação do júri em defesa da diversidade? "Em primeiro lugar, elas não chegam a se casar formalmente, mas a verdade é que essa discussão de gênero nunca se impôs. A Vida de Adèle conta uma belíssima história de amor, e foi isso que nos seduziu", afirmou Spielberg.
Outro prêmio de grande destaque foi o da escolha do júri, que neste ano foi presidido pelo cineasta Steven Spielberg. Os irmãos Coen levaram o prêmio por Inside Llewyn Davis.
Kechiche tem 52 anos e também dirigiu O Segredo do Grão (2007), filme bastante aclamado pela crítica especializada. (Com Agência Estado)
Confira os vencedores do Festival de Cinema de Cannes deste ano:
PALMA DE OURO:
“La vie d’Adèle – Chapitre 1 et 2”, de Abdellatif Kechiche
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI:
“Inside Llewyn Davis”, de Joel e Ethan Coen
PRÊMIO DO JÚRI:
“Like father, like son”, de Hirokazu Kore-Eda
DIRETOR
Amat Escalante (“Heli”)
ATRIZ
Bérénice Bejo (“Le passé”)
ATOR
Bruce Dern (“Nebraska”)
ROTEIRO
“A touch of sin”,
de Jia Zhang-Ke
CURTA-METRAGEM
“Safe”, de Moon Byoung-Gon
PRÊMIO DA CRÍTICA
“La vie d’Adèle – Chapitre 1 et 2”