Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Setor Central

Para inibir pichações, Mercado Popular tem grafite nas fachadas

Trabalho ainda está em execução | 17.11.13 - 17:25 Para inibir pichações, Mercado Popular tem grafite nas fachadas Os grafiteiros José Augusto e Victor Hugo se dizem satisfeitos com o resultado (Foto - Prefeitura de Goiânia)
 
Michelle Rabelo
 
Goiânia -  Uma espécie de respeito protege os muros grafitados das pichações que invadiram a capital goiana. Pelo menos é o que mostra a relação, feita pela Delegacia Estadual de Repressão de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), de pontos pichados que são preservados do vandalismo os locais que recebereram desenhos feitos por grafiteiros. 
 
O vandalismo chegou até mesmo aos muros do Mercado Popular, uma parte da história de Goiânia que fica na Rua 74, Setor Central. Para inibir pichações, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Semic) - pasta responsável pela gestão dos mercados e feiras de Goiânia - realizou uma reforma geral no local e completou o trabalho com grafite.
 
A arte ganhou destaque nas paredes que estavam descascadas, pichadas e sem cor. Para isso, quatro grafiteiros ganharam sinal verde para criar algo que reproduzisse pontos históricos, da cultura e so cerrado brasileiro. Nas obras, retratos do Monumento das Três Raças, o Viaduto da Praça Latif Sebba, a Estação Ferroviária, o Teatro Goiânia, a roda dos violeiros (representantes oficiais da música sertaneja) e, para fechar o cenário, Ipês com periquitos e araras azuis.
 
 

Antes e depois - Senic autorizou o grafite no local (Foto - Prefeitura de Goiânia)
 
O secretário da Semic, José Geraldo Freire, acredita que a proposta não visa somente incentivar o valor cultural do mercado, mas preservar o espaço dos ambientes públicos. “Nosso intuito com o grafite é estimular o cuidado com o que é nosso. Além disso, busca resgatar e valorizar a cultura de visitação dos mercados”, destacou.
 
 

(Foto - Prefeitura de Goiânia)
 
Histórico
O Mercado do Bairro Popular foi construído em 1952, mas - em 2004 - integrou um projeto de revitalização da Região Central de Goiânia. Três anos depois, a criação de uma assessoria de eventos ajudou a agitar o ambiente com a realização de manifestações culturais diversas.
 
Atualmente, o local é opção para quem procura lazer, gastronomia, artesanatos típicos, boa música e alimentação mais saudável e acessível por meio de alimentos orgânicos. Estes últimos são fornecidos diretamente dos produtores com preços reduzidos e comercializados em uma Feira de Orgânicos que ocorre todos os sábados pela manhã.
 
O espaço oferece também atrações musicais aos visitantes. Nas quartas-feiras, há apresentações de Jazz e MPB, a partir das 19 horas, e aos sábados, a feijoada é acompanhada pela roda de samba, atividade que tem início às 12 horas.

Incentivo
No ano passado, a  promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, expediu recomendação a órgãos estaduais e municipais sugerindo a criação de um programa de prevenção à criminalidade e incentivo ao grafitismo, com a disponibilização de espaços regulares para esta atividade. 
 
O documento foi encaminhado para a Prefeitura de Goiânia, as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, além da Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Secretaria Municipal de Cultura. A promotora pede que o grafite seja divulgado como forma de prevenção à pichação. 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351