Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mais crítica musical

Depois do sucesso de Lepo Lepo, Tico Santa Cruz analisa Beijinho no Ombro

Música "Vai no Cavalinho" também foi analisada | 05.03.14 - 17:57 Depois do sucesso de Lepo Lepo, Tico Santa Cruz analisa Beijinho no Ombro (Foto: montagem/A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia -
Parece que o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, gostou mesmo de analisar letras de músicas. Depois de analisar o hit do carnaval 2014, Lepo Lepo, da banda Psirico, chegou a vez do músico fazer uma análise do que canta Valesca Popozuda em Beijinho no Ombro.

Leia mais:
Tico Santa Cruz faz análise da letra de Lepo Lepo, do Psirico

Como Tico mesmo escreveu em seu perfil oficial no Facebook, ele atendeu "vários pedidos" ao fazer algumas observações sobre a música. Confira:

Desejo a todas inimigas vida longa
Pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória

( Análise: A autora deseja vida longa não só para que a inimigas vejam suas vitórias, mas porque sabe que com a qualidade de vida oferecida a população Brasileira e os problemas de saúde pública farão com que com o envelhecimento - suas inimigas sofram nas filas dos hospitais ou com os problemas que a velhice traz. É uma das vinganças mais cruéis que se possa desejar. )

Bateu de frente é só tiro, porrada e bomba
Aqui dois papos não se cria e nem faz história.

(Análise: nesse verso ela faz uma analogia com a ação dos policiais contra os manifestantes. Sabendo o quão é assustador bater de frente e levar tiro, porrada e bomba - quer assustar seus desafetos e desencorajá-los.)

Acredito em Deus e faço ele de escudo
Late mais alto que daqui eu não te escuto

(Análise: Ela acredita em Deus e faz dele sua proteção demonstrando que a fé é uma armadura infalível, porém
como ela vive em bailes funk com o som alto está demonstrando que precisa de um exame de audiometria imediatamente, pois está perdendo a audição)


Do camarote quase não dá pra te ver
Tá rachando a cara, tá querendo aparecer

(Análise: Além do problema de surdez, a autora também está desenvolvendo um problema de visão. Precisa de um médico urgente)

Não sou covarde, já tô pronta pro combate
Keep Calm e deixa de recalque

(Análise: Chamou a inimiga para a porrada e aproveitou para mostrar que sabe inglês, língua fundamental para uma boa comunicação Global. Ostentando algo muito importante: O saber, o conhecimento de outras culturas)

O meu sensor de periguete explodiu
Pega sua inveja e vai pra…

(Análise: Aqui não fica claro se o sensor explodiu ou se auto-destruiu)

Beijinho no ombro pro recalque passar longe
Beijinho no ombro só pras invejosas de plantão
Beijinho no ombro só quem fecha com o bonde
Beijinho no ombro só quem tem disposição

(Análise óbvia: uma mandinga onde você coloca um doce de festa no ombro para afastar o mal olhado)

Ao final das observações, o vocalista do Detonautas ainda acrescentou: "Foi o máximo que consegui explorar. Qual será a próxima?" E, para a surpresa e alegria de muitos, teve a próxima. Tico Santa Cruz também fez uma breve análise da famosa Vai no Cavalinho, bastante executada no carnaval brasileiro.

"Não tem nada a ver com as obscenidades que as mentes poluídas de hoje em dia possam crer. Esta é uma obra baseada na Filosofia das famosas Amazonas", escreveu. "Para quem não sabe as Amazonas eram integrantes de uma antiga nação guerreira da Mitologia Grega. O termo é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que montam a cavalo. Esta música trata-se de uma fortíssima homenagem as mulheres guerreiras desse país", completou.

Veja como ficou a análise:

Essa mulher enlouqueceu
Ela quer montar em cima de mim

(Análise: Com o profundo conhecimento de mitologia e filosofia, o autor usa a metáfora "Enlouqueceu" e "ela quer montar em cima de mim para introduzir o significado das AMAZONAS que eram guerreiras mitológicas que simplesmente desprezavam os valores femininos vigentes na Antiguidade. Por isso, os gregos as viam como um desafio a qualquer “lei natural” ou social. Ou seja - segundo os gregos elas eram "loucas" - mas na verdade eram mulheres subversivas, fortes e potencialmente perigosas para os homens)

Ela pirou de vez, tá pensando
Que eu sou seu cavalinho

(Análise: Em seu inconsciente ele retrata o desejo de ser dominado, usando o que na psicologia chamamos de Projeção - projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). - Na verdade ele quer ser tratado como um cavalo. Mas não um cavalo selvagem. Como um cavalo castrado e adestrado, configurando sua total submissão as mulheres. Como não quer aceitar o desejo incubado, diz que "ela pirou de vez" )

E eu vou só dizendo assim:
Vai, no cavalinho

(Análise: Aqui o autor se rende a força dominante do sexo feminino e aceita que não tem qualquer poder sobre elas. Então se entrega ao sexo oposto e sem fazer nenhuma oposição aceita o papel de um quadrúpede, que na verdade e como ele se enxerga diante da sabedoria e do conhecimento superior de sua parceira)

Vai, vai, vai, vai no cavalinho (3x)
(Análise: Fica claro que ele está gostando do papel de Quadrúpede)

Potoc, potoc, potoc, potoc
Segura gatinha senão cê cai do galope (2x)

(Análise: Esqueça a segunda frase deste verso. Este refrão é uma homenagem ao escritor Jan Potocki (1761-1815) nasceu no seio da nobreza polaca. Tendo sido educado em França e na Suíça absorveu muito do espírito do Século das Luzes. - Século das Luzes é uma referência a Lúcifer - Lúcifer = Luz - O anjo caído - Por isso ele usa Potoc e não Pocotó - como normalmente se faz quando nos referimos ao Galope. É uma homenagem ao que não é de Deus - para que fique grudado esse refrão na sua cabeça )

Da palmadinha, Da palmadinha
Da palmadinha, quem dá palmada sou eu

(Análise: Por fim o autor dá voz as mulheres e deixa bem claro quem é que manda nessa porra - "Quem dá a palmada sou eu" - diz a mulher.)

"De todas as musicas de sucesso atual, essa é a de longe a mais complexa", finalizou o irônico músico.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 16.07.2014 15:02 Pablo Oliveira

    Tico Santa Cruz .. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

  • 26.04.2014 19:43 gabrielydos santos silva

    ameiii

  • 26.04.2014 19:42 Gabrielly Dos Santos Silva

    Muito Legal

  • 08.04.2014 13:24 Lucas Felipe

    http://www.youtube.com/watch?v=qBMh0JB7fHw Verdadeira analise filosofica de Beijinho no Ombro!!

  • 08.04.2014 13:23 Lucas

    Verdadeira Analise filosofica da música! http://www.youtube.com/watch?v=qBMh0JB7fHw

  • 09.03.2014 21:57 Rafael

    Pra quê levar isso a sério? O cara só está fazendo uma brincadeira. O negócio é que o brasileiro tem mania de criticar tudo o que vê pela frente. Não digo que isso é errado, mas não é necessário nesse caso.

  • 08.03.2014 12:12 Daniel

    não gosto de nenhum dos dois. O tico santa cruz é o bono do brasil. Fala, fala, mas não decide nada. Parece o brasil no conselho de segurança da onu

  • 08.03.2014 00:59 kellly

    kkkkkk eu ri litros disso tudo....

  • 06.03.2014 18:28 luan soler francischinelli

    tem que dar uma enxada pros dois....eu lamento dizer isso,mas a verdade é que hoje não precisa de muito pra fazer sucesso....e o tico por sua vez,também falta sucesso e trabalho pra ele,pois embora a música seja ruim,fez SUCESSO infelizmente ,entao cabe ao tico aceitar e fazer o mesmo....SUCESSO!!!!!

  • 06.03.2014 16:32 Silvio César

    Tem que da uma enxada pra os "pseudos" cantores brasileiros! O pior de tudo é que tem gente que ainda gosta desse tipo de música. O Tico Santa Cruz é o falador de besteira? rsrs. Tá precisando rever seus conceitos, senhorita Paula.

  • 06.03.2014 11:23 Paula Dentro

    Alguem dá uma enxada pra esse cara? pelo visto ta faltando trabalho, só fala grosélia!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351