Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Erntefaktor Null

Documentário sobre Usina Nuclear Austríaca é destaque no FICA 2014

Diretora Helena Hufnagel conversou com o AR | 29.05.14 - 16:52 Documentário sobre Usina Nuclear Austríaca é destaque no FICA 2014 (Foto: reprodução/ Erntefaktor Null)

Lorena Lara

Cidade de Goiás - Helena Hufnagel (foto), diretora do documentário Erntefaktor Null, de 2011, que está na mostra Competitiva do 16º Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), falou com a reportagem do jornal A Redação e falou sobre a produção. O filme aborda a história da AKW Zwentendorf Nuclear Power Plant, construída em novembro de 1978, na pequena cidade de Zwentendorf, a pouco mais de 50 quilômetros de distância de Viena.

Helena conta que o filme foi feito durante a época do acidente em Fukushima. "Tive muita sorte em achar esse lugar. Eu filmei durante a época do acidente de Fukushima e quis mostrar às pessoas o quão perigoso a usina é do lado de dentro, porque isso normalmente não é mostrado, você não vê imagens do lado de dentro", explica a cineasta.

Após a construção da usina, o governo austríaco realizou um referendo para que a população decidisse se queria ou não aquela usina. "As pessoas disseram não. Foi 51% contra 49%, então a usina nunca funcionou", conta Helena. "Não é um lugar perigoso. Poderia estar funcionando, mas não está", completa.

Ela conta que descobriu um lugar completamente diferente do que esperava durante as filmagens. "Descobri que aquele lugar era muito mais do que só uma usina de energia nuclear e que as pessoas da Áustria descobriram isso sozinhas e transformaram o lugar em outra coisa".

A cineasta explica que os austríacos deram à usina as funções que desejavam. "Transformaram o lugar em uma escola fundamental e em local de prática para engenheiros e também para o Greenpeace. É muito além do que uma usina vazia. Conheci algumas das pessoas que estão lá, a transformando no que elas querem", conta Helena.

Erntefaktor Null, ou em inglês, 'The Safest Nuclear Powerplant Worldwide', é o primeiro filme da diretora, natural da Alemanha. "O filme foi feito há dois anos, e desde então trabalhei em muitos outros, mas esse é especial para mim", revela.

Uma de suas produções mais recentes é 'Willa', baseada no conto homônimo do Stephen King. "O filme está em pós-produção agora, espero que fique pronto em poucos meses", diz Helena.
 

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351