Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Artes Plásticas

Avenida Goiás, em Goiânia, terá galeria noturna a céu aberto

Portas de lojas serão pintadas por artistas | 31.07.14 - 17:37
Adriana Marinelli

Goiânia
Pensado com o intuito divulgar e valorizar o trabalho de artistas plásticos goianos, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia), lançou o projeto Galeria Noturna.

O lançamento, que contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Ivanor Florêncio, foi realizado na manhã desta quinta-feira (31/7). 


De acordo com a secretaria, a proposta do projeto é transformar as portas dos estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Goiás, no centro, em grandes painéis pintados por artistas plásticos e grafiteiros.

Edital
A primeira etapa será realizada no próximo dia 10 de agosto com a publicação de um edital e, de acordo com a prefeitura, quase todos os lojistas já confirmaram participação na ideia. "Mais de 140 artistas já manifestaram interesse", revela o secretário.


Autor e coordenador do projeto pela Secult Goiânia, o artista plástico e gestor cultural Gutto Lemes explica que a ideia é inédita no Brasil e no exterior. “Vamos mudar a cara do centro de Goiânia montando uma grande galeria a céu aberto para toda a população. Será um grande cartão postal da capital”, afirma o gestor. Gutto Lemes acredita que projetos dessa natureza contribuem para uma melhor segurança das pessoas que frequentam o local.

Para o secretário (foto), que falou com a reportagem do jornal A Redação, o projeto, aprovado pelo prefeito Paulo Garcia, favorece o processo de revitalização do Centro de Goiânia e estimula o turismo na região. “O goianiense sempre responde positivamente às manifestações artísticas. Tenho certeza de que muita gente vai passar pela Avenida Goiás à noite e nos finais de semana pra ver as obras. Será um verdadeiro corredor cultural da nossa capital”, afirma.

Segurança
Segundo ele, cada artista selecionado receberá um pagamento pelo trabalho. "Na realidade é um valor simbólico de R$ 1 mil para cada obra", explica. Questinado sobre como será feito o monitoramento dos trabalhos para impedir que o projeto seja alvo de vândalos, Ivanor Florêncio garante que a secretaria também encontrou uma solução. 

"Fizemos uma parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás, que já monitora a avenida com câmeras. O trabalho será intensificado para impedir ações de vândalos. Além disso, todos os trabalhos receberão iluminação, deixando a Avenida Goiás bastante iluminada durante a noite", acrescenta. 

Corredor cultural
Ainda de acordo com Florêncio, no mesmo dia em que os artistas pintarem as portas, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia o edital para novas etapas do projeto. O secretário espera contemplar todo o  espaço da Avenida Goiás entre as praças Cívica e do Trabalhador com o Galeria Noturna. "Vamos transformar a Avenida Goiás no maior corredor cultural do mundo, com cerca de 1.700 metros de extensão", diz.

De acordo com a Secult, todas as obras desta primeira etapa do projeto serão contempladas com a confecção de um catálogo e de um documentário em vídeo produzidos pela Secult Goiânia e que serão lançados em uma exposição fotográfica durante as festividades do aniversário de Goiânia.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.08.2014 00:09 Nadima Chalup Ribas

    Concordo com você, Fabrício! Mas é triste ver o descaso dos próprios moradores, uma vez, uma amiga minha que morava em um prédio na Av. Goiás disse que por ela, jogaria toda essa "velharia" no chão e construía tudo novo, moderno. Dia desses estava comentando sobre a vontade de ver preservado as fachadas em Art Decó. Mas acho que esse projeto vai ajudar a ficar melhor do que está.

  • 31.07.2014 18:16 Fabrício Cavalcante

    Nós já temos uma galeria a céu aberto no centro de Goiânia. É o Art Decó que tantos escondem atras de seus letreiros. Mas político nenhum quer bancar encarar os lojistas. Isso sim é mudar a cara do centro da cidade, dar a ela dignidade e orgulho. Isso aí tá com mais cara de previlegiar os amigos artistas do grupo e logo logo cair no esquecimento. Ah, é claro, se a prefeitura pagar os tais artistas...

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351