Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

“Retratos da África”

Pirenópolis comemora 287 anos com exposição fotográfica

Cine Teatro Pireneus recebe mostra | 02.10.14 - 10:45  Pirenópolis comemora 287 anos com exposição fotográfica Pirenópolis vai ganhar exposição fotográfica na programação de aniversário (Foto: Flavio Isaac)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– Para celebrar os 287 anos de fundação de Pirenópolis, comemorados no dia 7 de outubro, a cidade histórica vai receber, de 11 a 31 de outubro, a exposição fotográfica “Retratos da África: convergências e riquezas de um continente”, que ficará aberta ao público no Cine Teatro Pireneus.
 
A mostra reúne 60 retratos que relevam o olhar de seis fotógrafas, de diferentes profissões e idades, que viajaram para o Egito, Namíbia, Marrocos, Moçambique, África do Sul e Ilhas Seychelles.  O material que será exposto revela parte da África, seu povo, exuberância, a natureza, a arquitetura diversa, a herança dos reinados de antigos faraós e a arte estampada nos tecidos das mulheres, entre outros temas.
 
A exposição é o projeto de estreia do Grupo Convergências de Fotografia, que reúne as brasilienses Ana de Oliveira, Cristina Raposo, Kenia de Aguiar Ribeiro, Maria José Dias, Sandra Beatriz Zarur e Tatiana Raposo.
 
A exposição tem o apoio do Grupo das Embaixatrizes Africanas em Brasília e é parte da programação da Secretaria de Cultura de Pirenópolis pelos seus 287 anos. Ao provocar uma reflexão sobre passado e presente, a exposição chama atenção para a importância da diversidade cultural no futuro das cidades. As fotografias da mãe África, registradas por mulheres, inspiram a cidade de Pirenópolis a olhar para a sua tradição como Patrimônio da
 
Conheça as integrantes do Grupo Convergência de Fotografia:
 
Ana de Oliveira (oficial de chancelaria, residiu por três anos na África do Sul, onde trabalhou como adido cultural),
 
Kenia de Aguiar Ribeiro (fotojornalista e artista gráfica, olha a África a partir do Egito, sítios arqueológicos, espaços históricos e lugares considerados sagrados),
 
Maria José Dias (fotógrafa e artista plástica, foi oficial de chancelaria no Marrocos na década de 90)
 
Sandra Beatriz Zarur (em 2012, durante um safari fotográfico na Namíbia, clicou as fotos desta exposição),
 
Cristina Raposo e Tatiana Raposo (mãe e filha, trabalharam e estudaram juntas na África, além de compartilharem a paixão pela fotografia).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351