Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

‘Anos 80: liberdade e figuração’

MAG realiza mostra com obras de 36 artistas

Exposição tem entrada gratuita | 25.10.14 - 08:46 MAG realiza mostra com obras de 36 artistas Tela de Ednoly Antunes, Sem Título (1989) integra mostra no MAG (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– O Museu de Arte de Goiânia recebe até janeiro de 2015 a exposição Anos 80: liberação e figuração, com 54 pinturas de 36 artistas nacionais e goianos. Instalada na Sala Reinaldo Barbalho, a mostra tem entrada gratuita e faz parte da programação oficial da Prefeitura de Goiânia em homenagem aos 81 anos da capital.
 
A mostra apresenta um recorte da produção de pinturas nacional dos anos 80, através das obras do acervo da unidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia).
 
Os trabalhos reunidos em Anos 80: liberdade e figuração aludem a uma produção diversificada, refletindo esta fase de transição política e social no país, regada pelo espírito de liberdade e pelo prazer de pintar dos jovens artistas. O conjunto de trabalhos, reunidos na área central da Sala Reinaldo Barbalho, mostra que muitas dessas pinturas - em grandes formatos e inacabadas, gestuais, com cores fortes e pinceladas carregadas – não têm como referências a militância e nem as temáticas políticas, mas sim o intimismo, o cotidiano, a cultura de massa e o grafite.
 
Ainda como forma de destacar a pluralidade da pintura nos anos 80, o MAG reuniu em outro grande núcleo, expressões artísticas não apenas pelas suas similitudes, mas também pelas contradições. Neste grupo, talvez o mais heterogêneo, é possível deparar com várias manifestações da pintura em diferentes dualidades, por exemplo, figuração e abstração, materialidade e objetualidade, rural e urbano. Neste núcleo participam Carlos Sena, Célio Braga, Cybele Varela, Francisco de Oliveira, Galeno, Gervane de Paula, Gomes de Souza, Paulo Humberto de Almeida, Marcelo Solá, Selma Parreira, Vanda Pinheiro e Vila.
 
Serviço:
Exposição Anos 80 - Liberdade e Figuração
Visitação: até 26 de janeiro de 2015
terça a sexta, das 9h às 17h / sábado, domingo e feriados, das 9h às 16h
Local: Sala Reinaldo Barbalho / Museu de Arte de Goiânia
Endereço: Rua 1, n. 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste, Goiânia, Goiás
Entrada gratuita
Mais informações: 3524-1189 / 1190

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351